Sunday, January 10, 2016

Concussion

Will Smith tem sido um dos actores que nos ultimos anos tem perdido bastante do valor comercial que amealhou durante os seus mais gloriosos anos. Um conjunto de projetos falhados, decisoes pouco coerentes conduziram a esta perda. Mas este ano apostava num reinventar da carreira muito por culpa deste filme que foi apresentado com abiçoes nos premios mas cujas avaliaçoes medianas de imediato deitaram por terra qualquer ambiçao. Comercialmente não sendo um filme talhado para grandes multidoes apenas cumpriu o esperado de um filme que naturalmente sai como um dos derrotados desta awards season.
Sobre o filme eu sinceramente sempre esperei um filme sobre futebol americano, e dai que de imediato fiquei surpreendido quando me apresento perante um filme sobre ciencia e mais que isso sobre algum xenofobismo enraizado num passado não tao distante. O filme funciona bem muito por culpa da boa caracterizaçao da personagem central, muito bem interpretada por Smith como mais adiante será mais especificado. A personagem e o epicentro do filme, tudo roda a sua volta com funcionalidade de um filme que parece saber bem o seu ponto de partida e o ponto de chagada, mesmo pondo em causa alguns dos perconceitos nada aceites pelos americanos.
E aqui temos a parte mais corajosa do filme, ir contra um desporto nacional e uma associaçao tao poderosa como a NFL isso pode ter resultado num fracasso comercial quem sabe já que sabemos que os EUA nunca foram mestres em fazer actos de contriçao. E o filme nisso principalmente ate ao climax faz bem isso, mesmo que no final surja indicaçoes contrarias desnecessárias numa espicie de lavagem de cara cinematografia que tira algum impacto e coragem ao filme.
Do lado negativo temos provavelmente uma delimitaçoes temporal pouco cuidada nunca temos noçao de quanto tempo passa no filme, apenas sabemos que tudo e bastante compreendido num periodo mais longo do que aquilo que transmite ao espetador, quando o detalhe temporal tem que ser forte para um filme ser completo, e um detalhe que apesar de acessorio e importante o filme descuida-o completamente.
Sobre o filme fala de um medico legista nigeriano que apos a autopsia de um jogador de futebol, começa a investigar o impacto de lesoes cerebrais provocadas pelo jogo no ajustamento futuro dos mesmos.
O argumento e interessante e daquelas historias que merecem ser contadas, que merecem ser refletidas mesmo que ponham em causa muito daquilo que pensamos. O filme e corajoso funciona no cinema muito por culpa de uma excelente construçao da personagem que da a força e coraçao a todo o filme com excelentes dialogos, pena e o patriotismo encaputado final do filme.
A realizaçao e claramente mais pequena do que o filme Peter Landesman e um realizador em inicio de carreira mais conhecido por argumentista, aqui o filme podia ter mais risco, mais força, parece quase adormecer em torno da historia isso tira alguma grandiosidade ao filme.
No cast Will Smith tem talvez um dos melhores papeis da sua carreira junto com Ali, e um papel cheio de força, detalhado, que exige diversos recursos a um actor que deu muito da sua carreira ao simples estilo do cinema pipoca, aqui demostra e bem os seus recursos, e a força do filme. No leque rico de secundarios apenas Morse aparece em bom plano, pena e que a sua personagem tenha poucos minutos pois poderia ser um dos candidatos aos oscares de melhor secundario.

O melhor – Will Smith

O pior – O patriotismo final sempre presente para defender a naçao, mesmo quando no resto do filme a traça como má da fita.


Avaliação - B-

1 comment:

Unknown said...

Obrigado pela resenha, adorei seu trabalho. É um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. gosto muito de seus filmes, sempre faz um trabalho muito profissional e tem histórias muito lindas, com Beleza Oculta filme é uma escolha perfeita para assistir para uma tarde de lazer é uma boa opção.