Monday, January 18, 2016

Anesthesia

Tim Blake Nelson e um actor de um cinema independente e alguns papeis mais pequenos em filmes maiores, como muitos outros actores de cinema tambem ele tem uma carreira de realizador bem mais modesta do que como actor. Neste filme tem talvez o maior cast dos seus filmes mas o resultado voltou a ser curto, criticamente o seu maior objetivo o filme foi medianamente indiferente em termos comerciais pouca dimensao para um filme não talhado para esses feitos.
Sobre o filme a forma de fazer um filme onde diversas historias se cruzam já foi arvore que deu fruta cada vez mais este tipo de registo requere alguma originalidade e algum ponto que o diferencie de tudo o que já foi feito, e esta e a principal debilidade do filme, ou seja, parece sempre que tudo que estamos a ver não tem nada de diferenciador relativamente a maioria dos filmes semelhantes, e quando assim o é podemos dizer que o filme não tem capacidade de se assinalar.
E obvio que podemos sempre dizer que o filme tem coraçao, tem uma boa mensagem, e um filme de relaçoes humanas, mas mesmo a ligaçao acaba por ser tenue, e mesmo o regresso ao inicio do filme, como sua forma acaba por não ser particularmente inovador ou trazer ao filme a mudança que o filme precisa a determinado momento.
Mesmo assim a que dizer que e um filme simples, de procedimentos simples, que nos curtos objetivos que tem cumpre, emotivo, alias e na emoçao que o filme consegue ter o resultado desejado. Outro dos problemas significativos do filme e tentar fazer de um filme com diversas historias um filme demasiado curto e quem sabe demasiado directo ao ponto algo que perde densidade em que cada historia.
A historia fala de diversas personagens um amigo que tenta curar o outro da droga, um casal em ruptura, um professor preocupado com uma aluna com comportamentos de auto mutilaçao e uma mae de familia de dois filhos na adolescencia que percebe ter doença oncologica.
O argumento e demasiado simples para as cartas que tem, talvez o filme tivesse de ter uma duraçao superior para cada historia não ser tao objetiva e tao pouco trabalhada em termos de elementos proprios de diferenciaçao. Acaba por ser tudo muito simples, personagens dialogos e quando assim e num filme fracionado podemos dizer que sabe a pouco.
Na realizaçao parece que Nelson não quer o destaque pensando em atribuir mais ao argumento, mas talvez pudesse ter sido na realizaçao que o filme adquirice alguma roupagem diferenciadora o que tambem não acontece Sentimos sempre a falta de um rasgo estetico.
No cast mesmo não sendo um filme recheado de figuras de primeira linha algumas personagens conhecidas num filme pouco exigente devido a linearidade das personagens, mesmo assim algum destaque para Sam Waterston um actor que nunca teve grande impacto e que nos da a personagem mais forte de um filme que tambem no cast não tem grande chama.

O melhor – É simples em todos os procedimentos.

O pior – Mas este registo exige muito mais



Avaliação - C

No comments: