Tuesday, January 05, 2016

Burnt

John Wells e daqueles realizadores que se entrega ao estudo de cada filme que faz, dai que quando este projeto foi anunciado rapidamente figurou nas listas de potenciais candidatos aos Oscares, por ser uma historia sobre a o que é uma cozinha em copetiçao, pelos actores que figuram no cast mas também pela produtora em si. Dai que o desanimo foi total quando as primeiras avaliações foram negativas, sem ser desastrosas rapidamente as esperanças de Oscar terminaram e o filme tentou sobreviver sem sucesso no lado comercial, num filme que so podera ser considerado como um floop.
SObre o filme claro que estamos perante um filme com virtudes bem definidas, desde logo a minucia o rigor da forma como entra em detalhes do mundo da cozinha tornando o filme quase artistico na confenção dos pratos um elemento que seduz o espetador aguçando o seu apetite, algo que seria obvio um dos objetivos de Wells para o mesmo. Por outro lado o espírito competitivo criado também é ele sempre um  vetor de ritmo e intensidade do filme, mais que o objetivo final acaba por ser a competiçao e a personalidade do protagonista que acaba por ser as mais valias do filme.
Contudo também e um filme com defeitos bem vincados, desde logo na forma como tudo cai do ceu, devia ser obviamente graduado a evolução do relacionamento do protagonista com todos os restantes, aqui poderia estar o coraçao do filme, é certo que a historia era sempre curta para altos voos, digamos premios, mas certamente com mais coraçao mais equipa o filme poderia ter melhores resultados ja que cai demasiado na excentricidade do protagonista e quando damos por ele tudo mudou sem percebermos bem porque.
Assim temos um sabor agri doce, em face das limitaçoes de um argumento previsivel penso que o filme tem alguns apontamentos de qualidade produtiva e de estudo, nao e um filme que se resguarda em facilitismos nos elementos que é premitido, tem uma opção individualista que na minha opiniao nao resulta, mas acaba por ser um filme com o seu lado interessante, sem nunca ser um grande filme.
A historia fala de um chefe de cozinha com duas estrelas michelein que depois de um periodo negro de consumo de drogas, decide ficar limpo e voltar ao ativo em busca da terceira, contudo durante este trajeto vai ter de perceber que sozinho nada se consegue.
É no argumento que reside alguns dos maiores problemas desde logo porque a historia em si é basica não e original nao tem particularmente nada que a diferencia a nao ser o contexto onde ocorre. Mesmo as personagens estão longe de no filme conseguirem ganhar uma dimensao assinalavel, pensamos sempre que o filme quer ser maior que a sua historia.
Na realizaçao Wells tem o seu cunho de exigente de preparar ate ao ultimo momento o que o tema do filme pode dar, e aqui consegue transmitir a beleza da cozinha, sem grandes artefactos sem grandes efeitos com simplicidade que muitas vezes e o necessario num bom realizador. Nao teve aqui grande critica mas Wells e um bom realizador.
No cast recheado de estrelas americanas e europeias, penso que nenhum atinge o nivel que o filme precisava Cooper esta baixo de forma apenas nos momentos de extroversao da realismo a um personagem exigente e que falha tambem por sua culpa, é certo que Miller nao e a ajuda que o filme podia necessitar, nem Bruhl atinge o nivel de outros filmes, mas era em Cooper que mais fichas estavam apostadas.

O melhor - A forma como a cozinha é filmada.

O pior - Um argumento muito limitado

Avaliação - C+

No comments: