Sunday, January 31, 2016

Exposed

Tudo começa mal quando um realizador no final da montagem nega o filme de tal forma que surja um nome inventado no lugar do realizador. Pois bem foi isso que aconteceu com este filme que marca a segunda reuniao num ano entre Keanu Reeves e Ana de Armas. Por isso e depois de tamanha negaçao do criador e obvio que o filme dificilmente conseguiria resistir ao odio critico com algumas das avaliaçoes mais negativas dos ultimos anos. Comercialmente e com esta má publicidade o falhanço era garantido e nisso ate podemos dizer que não existiu novidades.
Exposed e ao mesmo tempo dois filme num só, já que os protagonistas em historias separadas quea penas se reunem no fim para uma conclusao que nem sequer existe. Mas o problema de Exposed e que os dois filmes tentar ser diferentes para no final surpreender mas e tudo tao previsivel mesmo a invençao final que pensamos durante algum tempo se o realizador queria inidiciar ou não o que ia fazer, já que o elemento surpresa rapidamente deixa de existir e um filme que teria neste impacto talvez a sua unica tabua de salvaçao já que e tudo pensado nisso, ve todos os objetivos rapidamente se ruirem.
Depois dois lados diferentes da historia com pouco ou nenhum interesse se o lado de Isabel extremamente recheado com promenores de fe, acaba por ser repetitivo quase dando a ideia de um anjo caido do ceu, que apenas no fim consegue ganhar alguma intensidade com a passagem para a casa de origem, o lado de Reeves e claramente do pior cinema que há memoria, um conjunto de pedido de informaçoes numa personagem sem qualquer convicção, que no final percebemos a razao da negaçao do realizador que queria o filme apenas no primeiro ponto de vista e a personagem de Reeves ser um mero secundario, com este equilibrio o filme deita fora metade da sua duração.
Enfim um filme completamente falhado, que poderia ter outro resultado se trabalhasse melhor o seu final, ou a forma como este poderia encaixar na forma como o espetador ve o filme, assim acaba por ser dois filmes fracos, um deles mesmo sem sentido nenhum que se juntam num filme do mesmo nivel.
A historia fala de uma jovem que tem ligaçao com anjos e com algumas pessoas do sub crime que pode ser a chave para desvendar o que realmente ocorreu numa estaçao de metro e que provocou a morte de um policia.
O argumento e muito basico, podemos dizer que a forma pensada para o filme poderia dar ao final um impacto interessante pena e que o filme não e construido com este objetivo que convenhamos seria sempre redutor. Por outro lado um desiquilibrio total entre partes do filme, sendo que a do lado de investigação do crime simplesmente não existe.
E dificil avaliar o trabalho de realizaçao pois primeiro não sabemos que o realizou e por outro lado o proprio negou o resultado final, dai que apenas podemos dizer que o balanço entre historias e que teve na origem da polemica deu razao a quem não queria sublinhar o lado de investigação policial do filme.
No cast Reeves foi sempre um actor limitado mas mesmo assim não me recordo de um papel tao cinzento e tão cinzento como este, no unico comento expressivo Reeves acaba por dar um exemplo da razao das sucessivas criticas que lhe sao dadas em termos de intensidade dramatica. Ana de Armas uma actriz cubana a dar os primeiros passos em Hollywood tem um papel também pouco intensido, numa personagem que poderia dar espaço para bem mais.


O melhor – A boa intenção do twis final mesmo que ele fosse muito previsivel


O pior – O lado da investigação final do filme.


Avaliação - D

No comments: