Tuesday, January 26, 2016

Rock the Kasbah

Nos ultimos anos Barry Levinson um já veterano realizador de sucesso tem colecionado floops comerciais e criticos, dai que de regresso a filmes de estudio muitos esperavam que esta comedia com Bill Murray seria o regresso ao sucesso que inclusivamente o conduziu a alguns premios. Enganem-se quando maior e a altura maior e o salto e o filme acabou por falhar em toda a escola desde logo criticamente com algumas das piores avaliaçoes da carreira ro realizador e tambem comercialmente onde para um filme de grande expansao pouco mais de dois milhoes acaba por consumar o desastre total.
Numa altura em que o afeganistao e o conflito la existente esta no assunto do dia, fazer um filme sobre um concurso de talentos neste pais parece impossivel mas aconteceu, e o mal e que o filme não se resume a uma ma ideia para ser uma execuçao ainda pior de uma má ideia. Em resumo o que temos e uma serie de acontecimentos sem qualquer probabilidade de acontecer, com uma mensagem positiva mas pouco condizente com a realidade e um filme unica e exclusivamente trabalhado para encaixar no esteriotipo habitual de Bill Murray ou seja o adulto desleixado com ironia.
Porque de resto o filme e um autentico queijo suiço narrativo como poucos, desde logo porque as personagens aparecem e desaparecem sem sentido, sem corpo comum, as linhagens e opções por caminhos narrativos nunca sao faceis de perceber, em termos de humor baseia-se no estilo de Bill Murray que ate pode funcionar no contexto certo, e por tudo parece um autentico disparate quase insultuoso a quem vive num pais como o Afeganistão.
Salva-se uma boa banda sonora muito americana e pouco mais já que a satira de um pais rico sobre um pais pobre como se fossem uns seres superiores fica mal em qualquer contexto ainda mais quando se disfarça de comedia de costumes de um realizador experiente, o que se pode dizer de um forma geral deste filme e que era completamente escusado.
O filme fala de um falhado produtor musical que acompanha a sua unica artista numa tour pelo afeganistao, depois de desaparecer com o seu dinheiro e passaporte acaba por ser raptado por um povo no qual reside uma mulher com talento musical mas com a opressao das pessoas.
O argumento e um disparate completo uma ideia sem sentido nenhum que e potenciado num argumento completamente imaturo e pouco trabalhado, existe momentos em que perguntamos por personagens que simplesmente desaparecem e advinhem nunca mais temos respota.
Levinson e um realizador experiente e deve-se louvar o facto de tentar reproduzir um Afeganistao em tempo de guerra mas e so, a abordagem de superioridade americana e irritante principalmente vindo de um realizador que já trabalhou bem melhor manobras politicas.
No cast Bill Murray necessita de refrescar o seu reportorio, nos ultimos anos as personagens repetem-se apenas mudando o contexto, aqui tem o pior dos ultimos tempos e uns secundarios como Hudson e Deschanel longe de melhores periodos.

O melhor – A banda sonora

O pior – Uma pessima ideia muito mal executada


Avaliação - D+

No comments: