Sunday, January 03, 2016

The Danish Girl

Desde o anuncio deste filme que observamos que seria um natural candidato aos premios, não fosse realizado por alguem cujo um filme já venceu os oscares, tinha o vencedor em titulo de melhor actor num papel de um transsexual, era lançado no final do ano e era a adaptaçao de uma historia marcante. Assim permaneceu ate as primeiras exibiçoes que assumiram que as interetações tinham bem mais hipoteses do que o filme em si, pese embora as avaliaçoes positivas sem extase tenham ocorrido. Comercialmente foi um filme que nunca se expandiu e por tanto resultados bastante limitados.
Danish Girl tem uma historia forte, intensa e neste momento bastante actual, quando a mudança de sexo se tornou mais normal e aceite, dai que seja um filme com mais que um valor narrativo um valor politico instrutivo de aceitação. E em tudo isto e facil perceber o valor e posiçao que o filme assume. Ja narrativamente parece-me obviamente um filme mais pequeno do que o seu significado,primeiro porque quer dar sempre o lado positivo dos dois protagonistas sem conflito, quase como se tudo fosse romantizado, mesmo sabendo que os conflitos do filme teriam outro tipo de reprecurssões e outros tipo de resultado.
Assim e mesmo achando que inicialmente a descoberta das duvidas do protagonista seja bem criada, com uma boa delimitaçao temporal com o passar do tempo o filme perde o norte, não so com a inclusao de personagens que entram e saem se nos percebermos bem para onde e porque, porque temporalmente deixamos de ter um pouco de noçao do tempo que passou e porque confunde claramente temas como identidade de genero com dupla personalidade o que nos parece narrativamente interessante mas impreciso de forma documental.
Ou seja mesmo sendo um filme com grandes interpretaçoes detalhado, sempre filmado com muito cuidado e sentido estetico e um filme com alguns lapsos produtivos que a um nivel elevado tornam o filme demasiado pensado para um objetivo e sem a naturalidade que obviamente pautam as obras de arte, numa historia previsivel e com as limitaçoes de dialogos reais obviamente tornam este filme bem mais mediano do que propriamente seria a sua intençao inicial.
O filme fala da transformaçao psicologica e fisica de um pintor que descobre que gostava e que a sua identidade e feminina num corpo masculino passando pela forma como isso mexe com o seu casamento e com o seu dia a dia.
Penso que o argumento e simples, objetivo intenso emocionalmente tira todo o proveito da historia, tem claramente confusao entre o que realmente esta presente no personagem mas penso que isso e pensado para dar um caracter mais literario e metaforico ao filme. E um argumento mais eficaz do que creativo.
Na realizaçao penso que temos um lado muito positivo a beleza do filme, os planos as escolhas os contextos mesmo a forma de filmes comprovam um Tom Hooper, metodico com sentido de estetico que arrisca e que principalmente em filmes de epoca brilha em toda a dimensao. Contudo a falta de um bom balanço temporal e um erro que claramente descontextualiza o espetador e isso a este nivel não deveria existir.
No cast dizer que Redmayne tem um papel ao nivel do que lhe deu um oscar o ano passado e um dos melhores elogios que se pode dar a um actor intenso com uma capacidade de entrega fisica aos papeis absolutamente unica. Podera não ter o impacto suficiente para o Oscar pois recentemente tivemos uma interpretaçao muito semelhante de Leto, em Clube de Dallas mais simples, com menos fogo de artificio e talvez mais eficaz, mesmo que esta intepretaçao seja brutal e demonstram a excelente forma de um actor que aos 33 anos já conseguiu o seu lugar na historia. Menos visual mas muito intensa a excelente intepretaçao de Vikander para mim a grande surpresa do ano, uma actriz que no mesmo ano nos dá esta intepretaçao intensa, dedicada e a que deu em Ex-machina tera de ser premiada, para mim seria neste ultimo filme, mas provavelmente sera Danish Girl o filme que a ira coroar.

O melhor – As interpretaçoes

O pior – Algumas falhas de produçao que a este niveis são problematicas.


Avaliação - B-

No comments: