Sunday, January 10, 2016

Woodlawn

2015 fica claramente marcado como o ano em que o cinema foi invadido por filmes transmissores de fé, talvez pelo sucesso de alguns filmes, em menor numero que foram lançados em 2014, este ano foram diversos os filmes com temas religiosos, ou que contam historias de vida em que a fe, e a religiao assumem o primeiro lugar. De todos os filmes alguns conseguiram algum destaque critico pela mediania e por resistir ao desastre dos demais. Este drama desportivo foi um deles com avaliaçoes medianas quase positivas. Ja comercialmente um filme como este sem grandes figuras tem bastante mais dificuldades mas tambem sublinhe-se que não estreou em muitos cinemas, pese embora a expansao wide.
De todos os desportos talvez o futebol americano seja aquele que ao longo do tempo deu melhores filmes ao cinema, existindo já uma serie de filmes classicos sobre este desporto, dai que a exigencia seja mais elevada do que eu outros. Assim balançando e numa primeira analise este filme e claramente um filme inferior em filmes desportivos, acima de tudo porque rapidamente se torna romantico, pouco realista, principalmente para algo que se diz baseado em historia real
Woodlawn e daqueles filmes desportivos totalmente previsiveis do primeiro ao ultimo momento, que ate acaba por ter bons detalhes de realizaçao no realismo com que nos da as sequencias de desporto e as intercala com imagens reais, mas depois tudo e muito automatico e previsivel, principalmente todos as linhas de dialogos totalmente esperadas e um puro cliche.
Dai que e dificil considerar este filme como algo de marcante mesmo a forma como junta a fe ao desporto nunca e bem enquadrada num desporto em que a fe deve ser recorrente, tudo parece cair do ceu no que diz respeito a resoluçao de conflitos, sendo que as personagens com motivaçoes menos positivas acabam por mudar como se pozinhos no rosto tivesse recebido de uma fada magica, mais parecendo um filme juvenil de qualidade duvidosa.
O filme fala sobre um liceu com duas equipas de futebol, que sempre foram rivais, num altura em que o racismo domina os dias americanos um afro americano baseado na fe vai tentar unir o que mais ninguem conseguiu, muito com a ajuda de um crente treinador.
O argumento e totalmente romantizado, principalmente na forma como todos os dialogos sao recheados de frases soltas, tambem no detalhe parece um filme em que muito nos escapa na transformaçao das personagens e isso e o pior que se pode achar de um argumento pelo menos com objetivos tao simples.
Os irmaos Erwin tem alguns bons momentos principalmente nas sequencias desportivas sempre dificeis de executar a forma como conseguem balançar as mesmas com imagens reais faz do filme dinamico. No restante filme baixam o nivel, com uma realizaçao que opta sempre pela simplicidade.
Num cast sem figuras de proa, pouco destaque para protagonistas normalmente pouco habituados a este tipo de destaque, o filme da o protagonismo ao futebol e á fe. Pena e ver alguns actores que já tiveram melhores momentos como Sean Austin e Jon Voigt em pequenos papeis em pequenos filmes.

O melhor – Algumas sequencias de desporto bem realizadas

O pior – A forma como as personagens mudam de posiçao de um momento para o outro.


Avaliação - C-

No comments: