Monday, February 01, 2016

Love the Coopers

Todos sabemos que na epoca natalicia, existem diversos filmes cujo o unico objetivo e fazer render o espirito natalicio de terceiros em valores economicos. Este e claramente o objetivo unico deste filme sobre o natal e os sentimentos que tal quadra da à maioria das pessoas, com todos os adereços tipicos desta epoca, como cor, neve, musica e solideriedade. O resultado critico do filme foi desastroco com avaliaçoes muito negativas. Talvez baseado neste mesmo facto tambem em termos comerciais o filme ficou longe de outros titulos da mesma area.
Sobre o filme é dificil avaliar um filme que se apresenta como uma comedia natalicia e que nunca mas mesmo nunca tem graça, talvez com excepção da flautulencia de Fishy tudo e demasiado sem graça, demasiado solto, sem intensidade mesmo no conflito. A forma como o filme e pensado em diversas narrativas que se cruzam, perde pelo equilibrio, apenas a relação amorosa central, consegue tem algum impacto, na intimidade e quimica entre personagens, ja que os restantes casos, trata-se de um cinema vazio sem conteudo e que por diversas vezes chega mesmo a ser estranho.
E quando um filme familiar não tem graça, intensidade emocional, e mais que isso falta-lhe objetivos claros, em determinados pontos chegamos mesmo a questionar o proposito nao so de algumas personagens mas acima de tudo de algumas opçoes narrativas, como o casal cooper, como a forma como a personagem de Ed Helmes olha para a de Seyfried, tudo e demasiado misterioso e algumas vezes sem sentido para um filme que deveria ser simples, ternurento com graça capaz de sublinhar o espirito natalicio do espetador.
POuco ou nada salva-se da forma quase indiferente que o filme nos deixa, sobre a relação criada entre a diferença entre dois jovens com formas diferentes de ver a vida, a forma como em determinados momentos a conversa entre detida e policia consegue ultrapassar as posiçoes de cada um e pouco mais, porque em tudo o resto o filme acaba por ser um deserto ideológico bastante significativo.
A historia fala de diferentes elementos do mesmo agregado familiar e a forma como tem de resolver alguns conflitos pendentes na vida de cada um durante a vespera de natal antes de todos se encontrarem.
O argumento e ambicioso pelo número de personagens, e pela forma como no final quer interligar as mesmas mas obviamente no global o filme nao funciona pela indefiniçao do genero, e demasiado preso de procedimentos, e claramente existe historias a um nivel bem diferente de intensidade das outras.
Jessie Nelson e um realizadora que pese embora nao tenha muitos filmes os que tinha feito sempre tiveram intensidade emocional, mesmo que com alguns defeitos aqui percebe-se que consegue rechear o filme com artefactos natalicios mas pouco mais sobra para valorizar num trabalho de uma realizadora que há muitos anos estava fora deste lugar.
No cast muito pouco posto a prova, pese embora seja um cast recheado de figuras conhecidas a sua presença funciona como elemento comercial por si so, o filme não exige nem pede grandes interpretações para personagens muito simples.

O melhor - ALgum espirito natalicio nos decors.

O pior - O filme ser uma comedia e nunca ser engraçado

Avaliação - D+

No comments: