Tuesday, December 22, 2015

The Good Dinossaur

Todos os anos a Disney, tem dois momentos para lançar os seus filmes de animaçao, um primeiro no verão, normalmente apostas mais fortes e um no inverno apostado em rentabilizar o mercado de Natal e por vezes ter mais uma opçao para os Oscares. Nas primeiras listas deste ano, este era o filme marcadamente vencedor da critica, o que acabou por não acontecer, pese embora tenha sido bem recebido na generalidade foi completamente ofuscado por um tremendo sucesso critico de Inside Out, e comercialmente tambem ficou algo longe dos maiores sucessos da produtora.
Sobre o filme, normalmente a Disney consegue com alguma facilidade dar filmes com significado mas tambem ligeiros, engraçados e curiosos, pois bem este e um filme que apenas cumpre no primeiro ponto, e um filme emotivo, com um significado natalicio de familia e por aqui se esgotam os tipicos valores da Disney. Desde logo porque o filme quase nunca e engraçado e quando o tenta ser, é depois do filme estar adormecido, e em termos de ritmo muitas vezes é pausado, num filme muito solto e despegado entre cada segmento, como se realmente um road movie se tratasse, mas um filme infantil tem de ter outra intensidade.
Do lado positivo a cada vez maior produçao e realismo das imagens de animaçao da Disney, numa das componentes mais dificeis de dar realismo, como a agua e efeito molhado este filme é riquissimo no detalhe das imagens, o que talvez falta na construçao e definiçao das personagens principais todas elas demasiado esteriotipadas em toda a sua essencia.
Enfim um filme claramente sem o impacto de outros da Disney, mais emocional do que racional, mas simples do que profundo, um filme Disney para rentabilizar algum dinheiro numa epoca em que talvez a disney já tivesse apostado as fichas em Star Wars, não apostando toda a creatividade num filme que de Disney so tem mesmo a mensagem e a emoçao.
O filme fala de um dinossauro, com pouca capacidade fisica mas com bom coraçao, que depois da morte do pai, vê-se longe de casa numa jornada em que a sua sobrevivencia vai ser posta em prova sucessivamente apenas com a ajuda dum estranho e selvagem humano.
O argumento tem uma base já utilizada, não podemos dizer que e original a base do filme, na concretizaçao falta alguma espontaneadade algum humor, parece sempre um filme com uma toada emocional negativa, e que no fim consegue ter o impacto emocional desejado, alias o unico grande objectivo concluido.
Em termos de produçao temos aqui todas as ficas da Disney, um grau de promenor principalmente no contexto de um filme de primeira linha sem comparaçao, e elevar a fascia para os seguintes e evoluçao, e aquilo que a disney sempre nos habituou.
EM termos de casting de vozes uma vez que o filme foi visto em Portugues a mesma não sera avaliada.

O melhor – O nivel produtivo

O pior – Falta o lado descontraido de transmitir uma mensagem que a Disney nos habituou


Avaliação - C

No comments: