Friday, December 04, 2015

Sinister 2

O genero terror tem nos ultimos anos sido na generalidade um deserto de ideias, apenas se tem salvado alguns filmes graças a uma realizaçao que potencia o efeito como foi em Conjuring e principalmente em Incidious. No meio termo existiu o primeiro sinister muito pela forma como as fitas mal realizadas acabavam por dar mais impacto ao filme. Este ano a normal sequela sem grandes nomes e com resultados bem mais modestos desde logo criticamente onde desceu ao lado negativo, comercialmente fez metade do primeiro filme mesmo não sendo o desastre acaba por ser mais que previsivelmente o fim da saga.
Eu confesso que o primeiro filme foi um dos que mais me agradou em termos de terror nos ultimos anos, a forma como os filmes tornavam tudo bem mais assustados foi uma boa opçao de um filme que teve na realizaçao a sua mais valia. Este segundo filme pese embora mantenha novamente o foco nos filmes e obviamente inferior em toda a escala, não so nas durezas das imagens mas tambem na restante intriga narrativa.
O que fazia funcionar o primeiro filme e que aqui não funciona tanto, nem era a dureza e crueldade das imagens mas sim o contexto isolado das mesmas aqui temos mais sangue mais facilidade na forma de impressionar e não me parece que essa escolha faça o filme ter mais impacto, mesmo a maior presença do vilao não me parece que seja obviamente um ganho para o filme, que pese embora essas deficiencias e a perda de qualidade ainda ganha para alguns filmes de terror.
Mas cada vez mais a menos paciencia para este registo sempre igual, pensamos ser necessario outro tipo de filmes ou abordagens de terror que não seja os espiritos e a sua forma de comunicar, sangue novo se precisa e creatividade mesmo num genero limitado como o terror.
O espirito do primeiro filme continua a solta na mesma casa e agora começa a exibir os videos a um jovem filho de pais divorciados e mal tratado pelo pai, tem nos filmes o escape a uma vida de violencia mas que pode terminar ainda pior.
O argumento e principalmente no contexto narrativo das outras personagens bem mais limitado do que o primeiro filme, basicamente a historia tem menos lados e pior que isso mesmo o lado das mortes e bem mais directo e pouco trabalhado, falta acima de tudo uma grande personagenm.
E na realizaçao e no uso dos filmes velhos que o impacto do filme ganha outra dinamica e funciona e nisto mesmo um inexperiente conseguiu pegar no melhor da realizaçao do primeiro filme e fazer fuuncionar nos curtos objectivos.
No cast pouco nomes Somson regressa depois de uma carreira muito longe do que realmente poderia ter sido, o terror não e genero que potencia ninguem e este filme não sai desse registo.

O melhor – O video dentro do filme.

O pior – Perder claramente os elementos diferenciados do genero do primeiro filme


Avaliação - C-

No comments: