Desde o lançamento das primeiras listas de candidatos aos premios que este pequeno filme exibido em Sundance figurou nos candidatos, com o tempo e com o aparecimentos dos filmes de grande estudio foi ficando para tras nas preferencias de tal forma que apenas nas categorias decorativas e Soarise Ronan neste momento parecem ter algumas chances de nomeaçao, de um filme que conquistou a critica e que pela sua dimensao podemos dizer que tambem obteve bons resultados em termos comerciais.
Não existe nos ultimos anos grandes historias de amor a serem louvadas pela critica, pois bem Brooklyn preenche esse espaço assumindo-se marcadamente como um filme de amor, sendo esse o espirito que reside desde o inicio ao fim do filme. Mas nao e um filme que se centra apenas num tipo apostando no peso do amor tradicional mas tambem no amor de familia e mesmo pela patria, sendo o filme a forma como uma personagem consegue conciliar e fazer opçoes baseada no amor.
Assim temos um filme com diversos trunfos desde logo a sensibilidade com que todas as cenas sao realizadas com a preocupaçao por detalhes como cor, paisagem. Por outro lado em termos de balanço emocional e um filme naturalmente bonito com as persoangens principalmente as principais a darem o melhor lado do ser humano, num filme positivo, bem realizado e emotivo, que mesmo em detalher como a morte consegue dar sempre o lado com o melhor impacto.
Por estes motivos temos um filme marcante do presente ano, que em termos de base do argumento nao e mais do que uma simples historia de amor, mas que consegue com diversos adereços de primeira linha se tornar num optimo filme, emotivo, forte, e bem realizado e tudo para ser um dos filmes de destaque deste ano, talvez demasiado simples para grandes voos, mas com competencia em cada segmento de si proprio.
A historia fala de uma emigrante irlandesa que vai em busca de sucesso para os EUA deixando todos os seus amigos e familiares na terra natal, chegada ao EUA acaba por iniciar uma relaçao com um emigrante italiano contudo o regresso a terra natal vai colocar um conflito onde tera sempre pontos a perder.
O argumento nao podemos dizer que na sua linha narrativa central e algo de completamente diferente, muito pelo contrario e uma historia de amor igual a todas as outras a força do filme e na forma como potencia tudo, desde logo as personagens, os dialogos soltos, intuitivos e intensos, acabam por dar ao filme a força que de outra forma nao teria.
A realizaçao de John Crowley e uma das surpresas do ano a forma como balança a cor da protagonista com tudo o resto a forma como filma a dinamica relacional com um profundo conhecimento estetico e de artista, principalmente num realizador cujo primeiro filme de maiores dimensoes acabou por ser um floop este marca o nascimento de mais um realizador cujo trajeto tem de estar em linha de mira.
No cast todos os louros vai para Soarise Ronan com a nomeaçao aparentemente garantida e uma das mais fortes candidatas tem um registo forte, intenso, com toda a sensibilidade e emoçao que o filme precisa sem nunca perder o lado ingenuo que acaba por ser a componente mais forte do papel. Mesmo com estes atributos parece ser demasiado ambicioso a vitoria nos premios principais, mas com um ano menos forte podera atingir este patamar.
O melhor - A forma como o filme consegue ser bonito narrativamente e esteticamente
O pior - A historia de base ser uma simples historia de amor no tempo
Avaliação - B
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