Thursday, December 10, 2015

Goosebumps

Com o passar dos anos cada vez existiu menos espaço para filmes juvenis sobre um universo fantasioso, dai que seja surpreendente assistirmos a mais um grande estudio apostar neste tipo de conteudo, principalmente sem figuras de proa, ou numa epoca como Outubro, onde os filmes para grandes multidoes se encontram em pausa. Surpreendentemente ou nao no meio de um deserto de floops comerciais este foi o filme que melhor resultou no inicio do OUtono, se excluirmos o sucesso instantaneo de The Martian, criticamente foi um filme com muito melhor resultado do que esperado tendo em conta o genero e as condicionantes.
Sobre o filme podemos dizer que mesmo sendo absurdo, sem muito sentido, o facto de quase nunca se levar a serio optando por um espirito descontraido de comedia acaba por fazer o filme funcionar em termos de proximidade com o espetador muito pela quimica existente entre os personagens mais jovens, e mesmo pela forma absurda e quase infantil com os viloes sao retratados nao retirando aos mesmos a sua perigosidade. Por este mesmo facto e um tipo de filme em desuso mas que funciona bem junto dos mais pequenos, pois nao se perde em grandes efeitos especiais e ao ser um filme bem disposto acaba por ser simpatico para os adultos.
Mas e obvio que tem defeitos o maior deles para mim e na personagem de Jack Black, esta personagem deveria ser mais carismatica e nao ser um vaivem despropositado, como genese de todo o filme a sua mensagem ou a sua mudança deveria ser mais dificil e mais detalhada, aqui o filme toma um atalho demasiado grande o filme perde alguma força com isso.
De resto nao se pode esperar mais de um filme claramente para os mais pequenos, claro que e facil a critica pelo absurdo de muitas das circunstancias do filme, mas e facil no final perceber que nos rimos e que gostamos da hora e meia que o filme nos faz passar, isso faz deste filme um grande filme? É obvio que nao mas e claramente aceitavel e ganha por nao querer entrar no terror facil.
A historia fala de um jovem que acaba de se mudar para uma pequena cidade onde nao conhece ninguem e acaba por se aproximar de uma jovem que e presa em casa por o seu progenitor. Contudo nesta familia esta guardado um segredo que e o facto das personagens escritas pelo pai da menor se transformarem em vida e tornar tudo bastante mais complicado.
O argumento perde em termos de logica ou mesmo por nao seguir parametros naturais de filmes de ficção ou fantasia, parece por vezes de gostar do absurdo e o utilizar frequentemente nas suas decisoes isto torna o filme leve, familiar e comico e aqui parece que esta opção e interessante.
Letterman e um realizador originario da animaçao de grande estudio sem grande sucesso aqui nao podemos dizer que tenha brilhado num filme que ate dava espaço para um lado mais artistico nao arriscou e dai que saia do filme com entrou, ou seja, quase invisivel, esperamos proximos trabalhos pois e claro que as produtoras tem- no sob vigilancia.
No cast eu nao sou fa de Black acho que repete as personagens e nao sai do esteriotipo por si criado, neste filme a personagem nao ajuda, mas tambem e o elo mais fraco do filme, ja que o tridente juvenil e a alma do filme juntando carisma com um lado comico interessante que faz resultar o filme.

O melhor - As interpretações dos mais novo.

O pior - Jack Black

Avaliação - C+

No comments: