Thursday, December 10, 2015

Krampus

O Natal e sempre uma fonte de inspiração para diversos titulos normalmente recheados de cor, mensagens positivas, comedias familiares, tudo que fomente em nós o espirito natalicio, por isso podemos facilmente considerar este um titulo invulgar por apostar precisamente no contrario no lado negro do natal, sob a forma de filme de terror juvenil bastante negro. pese embora nao seja um produto a priori sedutor comercialmente podemos dizer que o filmes respondeu bem com um resultado interessante ser ser no entanto entusiasmante, por outro lado criticamente um obstaculo mais dificil para este tipo de filmes as coisas nao correram tão bem, sem no entanto ser um desastre.
Sobre o filme e dificil gostar de um filme tao negro sobre uma epoca tao festiva e colorido, dai que o primeiro objectivo do filme, ou seja ser o filme mais negro sobre o Natal seja claramente cumprido. Contudo se este ponto e facilmente cumprido como filme nao deixa de ser demasiado absurdo no facto de tornar algumas das figuras mais tipicas do natal como viloes, alguns podem dizer que e originalidade e uma forma diferente de ver as coisas, mas no filme soa sempre a terror de segunda divisao caindo por diversas vezes no absurdo.
O filme tem diversos lados que funcionam de forma diferente entra no tipico registo de comedia familiar de natal, passando abruptamente para um filme de terror, sem grande conceito ou explicação, a que existe e sempre rudimentar e pouco trabalhada, depois um curto filme com alguns efeitos, outros muito mal trabalhados como a existencia de elfos que mais nao sao do que pessoas mascaradas, acaba por tornar o filme algo indigesto e mesmo sem sentido.
Sobre a mensagem aquela que poderia ser mais forte no filme, acaba por se perder num final demasiado aberto, e para muitos creativo, que se por um lado surpreende o espetador por outro nao leva a caminho nenhum e joga mais num plano de curiosidade do que na efetivaçao de uma mensagem importante em filmes de natal, que esta presente mas que perde por no fim nunca ser sublinhada com uma conclusao condizente.
O argumento fala de um jovem que depois de ter de passar o natal com uma familia que nao gosta, rasga a carta ao pai natal conduzindo a que um feitiço e espirito negativo invadisse a sua casa e fizesse desaparecer cada elemento da sua familia.
O argumento tem uma mensagem subjacente interessante e mesmo natalicia e actual, contudo pensamos que a forma como esta e produzida nao e a melhor recorrendo em demasia a esteriotipos de filmes natalicios, com dialogos fracos e uma conclusao demasiado frouxa.
Michael Daughtry conhecido por ter efetuado algumas produçoes em filmes de grande estudio tinha aqui a sua primeira realizaçao para expansao wide, o resultado tem momentos interessantes como o regresso ao passado em animaçao e alguns efeitos interessantes que perde com outros totalmente serie B e sem sentido, um sabor agridoce.
No cast pouco ou nada a registar com interpretações esteriotipadas, nao estamos perante um claro cast de luxo, mas tarefeiros como Scott, Collette vale mais do que este tipo de interpretações embora seja nela que temos o maior rigor interpretativo de um filme que nao exige mais neste segmento.

O  melhor -  As recordações em animaçao

O pior - ALguns efeitos especiais saidos do teatro

Avaliação - C-

No comments: