Friday, December 11, 2015

Pan

Estamos na moda de fazer remakes em liveaction de historias para a eternidade para os mais novos, entre diversos contos disney e de outros autores,  uma delas resultava em particular expetativa por ser uma reinvenção da história de Peter Pan, mas acima de tudo por ter no leme um realizador com experiencia e andanças como Joe Wright. Os problemas do filme começaram com o atraso do seu lançamento colocando-o numa altura em que os filmes normalmente tem menos impacto, isso resultou num rotundo falhanço comercial princialmente dos EUA, mas acima de tudo muito potenciado por tambem um desastroso balanço critico.
Sobre o filme é facil encontrar diversos problemas o que faz o filme nao agradar desde logo aos mais pequenos, e aos maiores. Aos mais pequenos porque o filme tem uma clara falta de ritmo, e isso e o elemento mais claro de um filme que nunca consegue criar empatia entre o espetador e as personagens elas histericas e pouco interessantes, pouco ou nada sabemos delas mesmo volvidas quase duas horas de filme, nao tem graça natural nem provocada, resta o excesso de cor, e talvez um bom 3d para animas os mais pequenos mas claramente muito pouco para uma grande produçao
Para os maiores claramente a falta de densidade do argumento, para um filme que me parece bem mais criado para adultos do que para menores, a falta clara de uma complexidade ou de uma motivaçao maior nas personagens, quase que a ritmo de cruzeiro criar sequencias de acçao de baixo ritmo, e algo desolador, e torna o filme quase penoso para o espetador. Numa historia simples e facil, torna-na numa monotonia sem precedentes em adaptaçoes de historia infantis, e um dos maiores desastres creativos do ano.
E mesmo muito dificil encontrar qualidades no filme, que ate pode ter alguma qualidade tecnica se bem que nunca pode ser considerado um filme bonito, mesmo tendo toda a possibilidade creativa na criação de um espaço como a terra do nunca. E daqueles filmes que falha em todos os pontos sendo a critica e o valor comercial a concretizaçao do floop
A historia fala na primeira incursão de Peter Pan pela terra do nunca e a forma como ele conhece as suas origens, com a ajuda de Hook e de Tinker começa a luta contra um temivel pirata que matou a sua mae, dando corpo a uma profecia.
O argumento e completamente low profile, sem complexidade sem força nas personagens nunca consegue utilizar o lado mais sentimentalista e ideologico de Pan em seu proveito, muitas vezes em historia como estas mais vale seguir o livro do que tornar tudo sem qualquer identidade como foi o caso.
Joe Wright e um bom realizador ja o demonstrou em filmes bem mais complicados do que este. Os filmes tem uma assinatura um ritmo proprio que a mim particularmente nao me agrada. Mas este ritmo num filme deste genero e totalmente disfuncional e Wright e o seu cinema acabam por ajudar num desastre que pode ser muito perigoso para a sua carreira.
No cast diversos actores com registos diferentes o jovem Miller cumpre, embora o carisma necessario nao seja evidente o papel nao e dificil, a sempre sensivel Mara e uma das actrizes mais versateis do momento e da a calma e o lado mais tranquilo que a personagem pede, Jackman entra o filme todo em overacting numa prestação de ma qualidade mas muito por culpa de um vilao sem qualquer tipo de substrato, mas de tudo acaba por ser Hedlund aquele que pior aparece, o seu hook e uma das personagens mais sem sentido e carisma dos ultimos anos, e um autentico erro de cast ou mais um erro total de construçao de personagem.

O melhor - Alguma capacidade no uso claro do 3d

O pior - A falta de qualquer chama do filme

Avaliação - D

No comments: