Monday, December 21, 2015

Don Verdean

Há uns anos atrás Jared Hess apareceu com uma das comedias mais surpreendentes dos ultimos anos com poucos meios e com a satira aos nerds. Pois bem depois do sucesso e sempre mantendo o mesmo estilo nunca mais conseguiu este tipo de resultados, colecionando decepções criticas e comerciais como este Don Verdean, que foi um desastre critico e comercialmente não conseguiu sequer a expansao nacional nos EUA.
A comedia e um genero perigoso, principalmente quando não levamos a serio aquilo que queremos fazer, esse e o grande mal do filme assim como outros do realizador o facto de não inovar de cair da piada facil, e mais que isso gostar de se auto satirizar, ou seja o filme ser feito para ser mau, mesmo que tenha bons actores e uma boa premissa, e é nessa incapacidade do filme se levar a serio que o filme acaba por não funcionar e se tornar num estranho mundo.
Mesmo assim tem alguns momentos interessantes que nunca são aproveitados o facto da construção e planeamento das proprias descobertas era um caminho que o filme poderia aproveitar para ser engraçado curioso e dar oportunidade de crescimento das personagens. Assim temos uma boa ideia que tem pouco ou nenhum espaço de antena, que dá prevalencia a relaçoes entre personagens que nunca são concretas. Mesmo o twist final acaba por ser frouxo porque o filme não consegue manter o ritmo até então, muito por culpa de querer explorar a sua excentricidade.
Enfim uma comedia que do ponto de vista comica não funciona em plenitude, contrastando momentos de alguma originalidade humoristica com diversas sequencias de humor forçado que não resultam, em termos de filme nunca se leva a serio e com um pouco mais de preocupaçao poderia ser um filme com um resultado completamente diferente em termos de eficacia.
O filme fala de um arquiologo religioso que depois de um ano de insucessos começa a tentar construir ele proprio as suas descobertas, enquanto forma uma equipa que vai exigir mais, e o conduz para um caminho sem retorno.
O argumento vale muito mais pela ideia, pelas bases do que pela sua concretização, quer em termos de curiosidade quer mesmo em termos humoristicos, não sendo um argumento rico em personagens, as situaçoes d-ao-lhe alguma da vida que o filme tem.
Hess nunca foi um realizador habituado a grandes meios muito pelo contrario o seu amadorismo ao longo do tempo acabou por ser a sua imagem de marca, aqui mantém, o filme quase sempre é realizado em low cost, e as sequencias e guarda roupas tem o mau gosto tipico de um realizador que nunca se quer levar a serio.
Mas o grande desaproveitamente do filme esta no cast, um filme que junta Rockwell, Forte e Ryan teria de ser obviamente uma boa comedia ou um bom drama o talento esta lá em todos os seus protagonistas, pena e que o filme esteja mais preocupado nas excentricidades do que por as optimas peças no seu lugar.

O melhor – A criaçao das descobertas

O pior – Nunca querer se levar a serio


Avaliação - C

No comments: