Wednesday, December 23, 2015

Paranormal Activity : Ghost Dimension

Com a cadência de um filme por ano, nos ultima decada Paranormal Activity foi uma das sagas de maior sucesso no terror, depois do sucesso instantaneo do primeiro filme que conseguiu transformar 15000 dolares em milhoes, diversos filmes seguiram com o mesmo estilo, mas com um sucesso que foi sendo quase sempre reduzido de filme para filme. Este ano surgiu o ultimo anunciado filme, o primeiro em 3D. O resultado critico foi o pior de todos com avaliaçoes pessimas, algo que esta longe daquilo que obteve o primeiro filme, tambem comercialmente as coisas foram bem mais modestas mesmo assim com alguma consistencia tendo por base a pouca distribuiçao que este filme teve.
Se existe caracteristica ou defeito que ninguem pode apontar a qualquer filme da serie, e a capacidade de assustar, muito por culpa da forma do filme usualmente realizado com camaras, o certo e que o filme consegue assustar. Pena e que tenha caido no facilitismo de tornar tudo demasiado visivel e perder o seu grande ingrediente que e não sabermos a razão, agora tudo e visivel, e este filme por isso e claramente o pior da saga.
Tambem em termos de ligaçao este filme vai buscar pouco aos anteriores, temos Tobby, temos as irmas, mas a sua ligaçao quase nada fundamental para a conjugação e explicação dos filmes anteriores para alem de sabermos que estas estão possuidas algo que já nos foi dito em muitos dos filmes anteriores. Dai que o filme seja mais do mesmo, com uma presença mais fisica do lado negro que acaba por ser negativa para o impacto e originalidade do filme, mas que na essencia a forma de filmar e a mesma.
Podemos assim dizer que foi uma saga do mais ao menos, de filme para filme foi sendo explicada de uma forma pouco creativa a razao de tudo o que vemos, vai alterando pequenos pontos que nada mudavam a estrategia do filme sempre realizada da mesma forma, mas que acabou por tornar um objecto estranho e aperciado em mais um filme basico de terror com uma premissa igual a todos os outros.
O filme fala de uma familia que depois de ir viver para uma casa onde descobre uma camara e umas casseter percebe da presença de algo estranho na mesma que da voz pela criança da casa.
O argumento na sua base e repetitivo não temos qualquer ingrediente novo ou fundamental para a saga, temos os truques do costume, poucos dialogos e uma forma muito igual as outras e quando a repetiçao se torna a forma de fazer cinema usualmente não resulta.
Na realizaçao temos mais meios, o fazer de uma saga conhecida pelos curtos valores, um filme 3D parece-me obviamente um atentado a base da saga, dai que para alem de achar que nada acrescenta ao sucesso do filme e um desrespeito pelas origens pelo que so posso avaliar esta escolha como negativa.
No cast e obvio que esta saga nunca escolheu actores de primeira linha nem nunca precisou, basicamente pese medo e gritos e nisso qualquer actore de media divisao consegue dar.

O melhor – Conseguir meter medo

O pior – Claramente o 3D numa saga que chamou a atençao por fazer muito com pouco


Avaliação - D+

No comments: