Sunday, December 20, 2015

Pawn's Sacrifice

Um biopic de uma figura tão singular como Bobby Fischer ainda para mais com a direção de um realizador tão competente como Edward Zwick era o primeiro caminho para a expetativa ser elevada relativamente a este filme. Contudo logo na pos produçao começaram os primeiros problemas com o adiamento de quase um ano do lançamento do filme, que posteriormente acabou por estrear sem grande força ou visibilidade desfraudando desde logo a expetativa comercial do filme, e mesmo criticamente pese embora tenha sido bem recebido ficou longo de entrar na luta pelos premios.
Sobre o filme desde logo efetuar um biopic sobre Xadrez um dos desportos, senão o mais mental de todos, e sempre dificil pela pouca açao pelo ritmo pausado que é jogar Xadrez, dai que o filme tinha nesse elemento de base desde logo um problema. Por outro lado pese embora Bobby fosse uma figura singular claramente alterado mentalmente, o facto de nunca ter sido uma figura simpatica acaba por tirar impacto do filme junto de um espetador que acabou por ficar farto das suas excentricidades mesmo que estas fossem relacionadas com a sua condiçao mental.
Por estas mesmas contrariedades naturais, e obvio que não e um filme facil, mas que cumpre na medida do possível desde logo na forma como consegue descrever e ir ao detalhe nas manias do proprio protagonista, por outro lado na maneira como o filme acaba por ser detalhado em termos de jogo. Pode parecer que abraça um período demasiado curto na vida de Fisher mas e exemplificativo de tudo o resto.
Assim, mesmo não sendo um biopic de todo o tamanho acaba por ser um filme interessante principalmente para perceber que por vezes os grandes genios têm dificuldades de adaptaçáo em diversos pontos.
Sobre o filme acabamos por precorrer toda a carreira e algumas manias de Bobby Fischer na forma como chegou até ao titulo mundial, em plena guerra fria e a forma como isso significou a vitoria dos americanos perante os Russos.
Em termos de argumento penso que temos um trabalho meritorio com um campo de trabalho dificil pelos aspectos que anteriormente referimos, podia dar espaço a alguma parte da vida apos o titulo mundial para ser um filme documentalmente mais completo.
Sobre a realizaçao Zwick e um bom realizador consegue principalmente na construçao temporal do filme ter algum detalhe e isso deve ser valorizado, não sendo tecnicamente algo de absolutamente genital e um filme com muitos bons momentos de realizaçao principalmente quando pega na imagem dentro da propria imagem.
No que diz respeito ao cast não acho nem nunca achei Tobey Mcguire um actor de primeira linha de Hollywood e aqui demonstra claramente falta de carisma para uma personagem tão particular. A arrogancia quase sempre cai na imbecilidade e não sei se esse era o objectivo do filme, posso ser o unico a afirmar mas para mim estamos perante uma clara maior personagem do que o actor. Nos secundarios pouco ou nenhum ponto de prova.

O melhor – A forma como a mente de Fisher pode ser rica num filme.

O pior – A forma como o filme para em andamento na vida do personagem


Avaliação - C+

No comments: