Sunday, December 27, 2015

A Walk in the Woods

Adaptações literarias foi sempre uma forma de Hollywood alimentar a sua industria cinematografica com adaptaçao de livros que se tornaram sucessos. Este era um filme há muito premitido e um sonho de Redford protagonizar com Paul Newman que nunca chegou a ter lugar. Este ano com um outro companheiro, concretamente Nick Nolte o filme viu a luz do dia com resultados modestos, desde logo criticamente onde as avaliaçoes medianas não deram grande impacto ao filme, mas tambem em termos comerciais onde pese embora a boa divulgação os resultados foram também eles modestos.
Sobre o filme, fazer uma comedia na terceira idade não e normalmente um objecto interessante principalmente quando reune dois actores nadas habituados a comedia. Mas o engraçado e que no lado cinzento de ambos existe uma quimica comica interessante porque dentro da rudeza se ambos existe uma espontaneadade que funciona bem em conjunto e que da ao filme uma quimica interessante que torna engraçado dialogos sem grande profundidade ou mesmo sem qualquer tipo de sublinhado.
E certo que não e um filme complexo ou com grande profundidade narrativa, torna-se mesmo em alguns momentos um filme demasiado pateta para os seus interpretes, principalmente quando opta por um humor fisico desactualizado. Mas na maior parte das vezes e um filme mais curioso do que outra coisa, um filme sobre amizade, um filme sobre retrospetiva da vida quando se esta perto do seu fim, e nisso o filme e interessante, não buscando a lagrima facil e um filme racional por uma vida feita de paixoes.
Assim sem grande ritmo temos uma comedia sobre um tema pouco comum, que pese embora seja emocionalmente pesado e tratado com leveza, não e um daqueles filmes que registamos com grande impacto, mas e um filme bem disposto sobre como acabar bem uma vida de luta, uma mensagem de esperança sobre continuar a viver e nisso o filme tem os seus louros.
A historia fala de dois amigos que se juntam no fim da idade para fazer uma caminhada que ira colocar em causa a resistencia de ambos mas que mais não e do que uma forma de ainda se sentirem vivos na ultima fase da sua vida.
O argumento tem bem mais sumo do que fruta, já que o disfarce de comedia simples, pode não dar de imediato a imagem de um filme forte e de uma mensagem claro que o filme acaba por ser, e obvio que poderia e deveria ter dialogos mais originais, poderia ter um humor mais actual, mas isso não inibe de grande parte dos objectos serem cumpridos.
O filme não tinha um excelente realizador, Kwapis foi sempre conhecido por comedias e series de televisao de comedia de sucesso moderado, aqui da primazia ao impacto paisagistico do filme sem grandes truques ou cuidados, num filme simples rodado em tom de comedia.
No cast e interessante ver Redford e Nolte, dois actores sempre intensos que fizeram grande parte da carreira no drama em comedia, principalmente o primeiro que ganhou um novo folego na sua carreira nos ultimos anos de forma a regressar bons papeis que durante muitos anos teve fora. Aqui tem um papel longe de ser brilhante mas diferente o mesmo para um Nolte mais gasto pela idade, e por isso com menos impactos nos ultimos anos.

O melhor – A forma suave de brindar a terceira idade com vida.

O pior – A escolha por vezes de um humor fisico inconsequente


Avaliação - C+

No comments: