Thursday, January 31, 2019

Aquaman

A Dc acompanhada pela Warner tem tentado de tudo para levar o mundo dos seus super herois ao sucesso. Num caminho que até ao momento so foi feito de sucesso com Wonder Woman, o senho que se seguia era Aquaman, o que resultou de forma diferente dos antecessores de má memoria para os produtores. Aquaman nao foi um sucesso critico com avaliações algo medianas, mas tornou-se rapidamente num sucesso comercial muito forte para a produtora e que poderá ser a alavanca que aproximou a Dc dos espetadores novamente.
Aquaman é um filme que sabe que não tem historia para ser complexo ou para ser um grande filme, e torna-se mau de uma forma descontraida o que pode ser aperciado por alguns, so assim consigo perceber o sucesso comercial de um filme cuja a historia quase não existe, num exagero total na forma como recorre ao digital, e mais que isso por um filme que tem duas horas e meia de duração sem que na realidade nada de significativo aconteça.
Mas o que funciona em Aquaman, com excepção da rebeldia da personagem, que me parece que apenas e aproveitada nos primeiros momentos de filme, tudo o resto e um conjunto de efeitos especiais alguns deles de gosto duvidoso, sequencias interminaveis de ação que por vezes tornam o filme demasiado monotono  e um filme que explora demasiado as cores e as sequencias debaixo de agua algumas delas que caem num exagero completo.
Por este facto parece-me que Aquaman funciona apenas na forma como consegue jogar com as limitações de um actor como Momoa, e torna a personagem descontraida. Tirando alguns desses momentos o filme não consegue rentabilizar nem uma historia nem um conceito, num filme que até em termos tecnicos me parece não ser brilhante.
A historia fala de Aquaman, um filho de um pescador com uma rainha de um mundo sub aquatico, e a forma como o mesmo tenta recuperar o reinado desse mundo subaquatico, entrando em batalha com um irmão, e com a ajuda de uma amiga de longa data.
O argumento do filme está longe de ser brilhante quer na elaboração de personagens quer em termos de desenvolvimento narrativo. Parece um filme com pouco desenvolvimento da historia para a sua duração. FUnciona melhor no lado mais humoristico que deveria ter mais destaque.
James Wan e um realizador que funciona muito bem em termos de terror mas que parece completamente deslocado do genero deste filme. Exagera no digital e mais que isso parece-me que não consegue controlar as potencialidades dos meios que tem.
Em termos de cast, Momoa e um actor limitado que o filme consegue aproveitar para o lado mais descontraido e menos dramatico das personagens. No que diz respeito aos restantes elementos do elenco, Heard dá o lado mais estetico do filme, sendo que nos vilões nem Wilson nem Mateen II conseguem funcionar plenamente.

O melhor - O lado descontraido da personagem central

O pior - A forma como o filme se alonga numa historia muito pequena

Avaliação - C-

No comments: