Thursday, January 10, 2019

What They Had

Hilary Swank deve ter uma das carreiras mais peculiares do cinema, depois de um inicio fulgurante com a vitoria em dois oscares, acabou por desaparecer colecionando filmes de segundo nivel, sempre esperançada em recuperar a dimensão perdida. Este ano este pequeno filme alimentou a esperança de alguma critica relativamente a esse regresso mas tal nao aconteceu. Pese embora os resultados criticos do filme até tenham sido positivos  a sua dimensão comercial quase inexistente deixou este filme completamente longe de qualquer mediatismo.
What They Had é o tipico filme independnete que nos fala de um regresso as origens familiares. Um tipo de filme com muita força nos EUA em face das mudanças de espaço comuns principalmente em cidades mais pequenas. O filme é um drama familiar algo comum, que reside principalmente nas particularidades das personagens. E neste ponto o filme tem alguns apontamentos melhores que outros muito por culpa de interpretaçoes fortes, mas que acabam por em momento algum dar algo de significativamente diferente ao filme.
Ou seja temos um filme demasiado comum com bons interpretes o que permite que muitas vezes a intensidade de algumas cenas ultrapassem em interesse o que é mesmo o foco central do filme, que é marcado por conflitos familiares constantes numa abordagem que peca quem sabe por ser demasiado tradicionalista.
Ou seja um filme que tem um principio algo usado, que falta-lhe uma abordagem diferenciadora e que vai tendo os seus bons momentos a custa de interpretações intensas de personagens em conflitos internos e externos. Fica a ideia que por vezes o filme deveria arriscar um pouco mais na abordagem para se diferenciar.
A historia fala de uma mulher que junto com a filha regressa a terra natal de forma a tentar avaliar a condiçao de saude da mae, doente de alzheimer, acabando por ficar emaranhada numa contigencia familiar marcada por problemas individuais.
No argumento e um filme objetivo nos conflitos mas que lhe falta algum risco. As personagens tem todas a sua posiçao bem assumida e mais que isso os dramas criados sao os que se espera, faltando alguma inovação num argumento demasiado parecido com outros.
Na realizaçao Chomko tem aqui o seu trabalho mais assinalado, mas está longe de ser sequer um filme forte em termos de realizaçao. Fica mesmo a ideia que com uma abordagem diferente o filme poderia e deveria ter tido outro impacto.
No cast Swank sabe dar a intensidade plena as suas personagens e aqui mais uma vez demonstra a competencia que todos sabem que tem. COntudo o maior destaque vai para os papeis masculinos, desde logo um Shannon que emprega aos seus papeis uma intensidade que fazem dele unico, e por fim Forster, um actor que passou grande parte do tempo algo apagado mas que aqui tem um balanço importante na dinamica interpretativa do filme.

O melhor - As interpretaçoes

O pior - A realizaçao

Avaliação - C

No comments: