Sunday, January 06, 2019

The Old Man & Gun

Sem duvida que 2018 ficou marcado entre outros aspetos pelo anuncio de Robert Redford do abandono da carreira de actor. O veteranissimo actor escolheu este filme que é quase um concerto a solo para se despedir. Mais uma vez e como muitas vezes aconteceu ao longo da sua carreira criticamente este filme foi bem avaliado o que chegou em alguns momentos a ser considerado um possivel candidato ao oscar da melhor interpretaçao. Comercialmente para um filme com pouca distribuição as coisas nao correram mal, mas realisticamente era um papel demasiado pequeno para a distinção maior.
Sobre o filme, ultimamente esta na moda filmes sobre assaltos produzidos por pessoas idosas, e este filme acaba por ser mais um, embora de uma forma ligeiramente diferente, ja que nao temos um filme apostado em nos dar a complexidade da investigação policial, ja que pese embora exista alguma atençao ao policia esta é claramente menos quando comparada com aquilo que o filme nos da do estilo do autor, e aqui reside o epicentro do filme, se por um lado funciona como diferenciador, muito por culpa do carisma sempre presente de Redford pode no final tornar o filme demasiado pequeno.
Em termos de mais valia o filme tem alguns apontamentos muito bem concretizados, desde logo os dialogos da personagem central com o seu interesse amoroso, e mais que isso a simplicidade das sequencias de roubo, que em face da sua objetividade acabam por ser insolitas, o filme no seu estilo pequeno acaba por potenciar ainda mais o insolito do que quer transmitir.
Mas e obvio que é um filme pequeno, um filme que por saber as suas limitaçoes, abandona muitas das pontes relativas aos outros personagens e mesmo a investigação criminal o que deixa o filme algo limitado na sua abrangencia e no seu impacto final, e que limita o seu potencial de premios numa luta final.
A historia fala de um idoso que tem como imagem de marca assaltar bancos sem qualquer alarido e de forma cordial sem que ninguem presente na instituição bancaria perceba o que esta a ocorrer.
Em termos de argumento, mesmo sendo um filme demasiado centrado num ponto so, tem bons momentos de dialogos e principalmente uma personagem carismatica que é bem pensada para funcionar no ecra,
Na realizaçao David Lowery e daqueles realizadores que ja conquistou a critica mas que tem tido dificuldades em conquistar o publico muito por culpa de trabalhos algo intimistas e estranhos. Aqui no seu filme mais vulgar percebe que a estrela e Redford e realiza o filme em sua funçao, ainda nao e com este filme que vai passar para a primeira linha de hollywood.
Redford vai abandonar o cinema sem qualquer oscar interpretativo e sejamos claros provavelmente a sua falta de versatilidade ditou este desfecho. Aqui tem mais um filme em que funciona bem o seu carisma mas nao e um papel dificil, e por isso a nomeaçao para o globo de ouro de comedia é um premio merecido mas suficiente. E certo que o filme sustenta-se nesta formula de Redford mas isso para ele nao e dificil.

O melhor - O carisma da personagem.

O pior - Muitas das pontas desta historia nao sao trabalhadas

Avaliação - B-

No comments: