Tuesday, January 08, 2019

The Rider

O festival Sundance é sempre pródigo no lançamento de novos realizadores, uma das grandes supresas da edição de 2018 foi este The Rider, um filme com a particularidade dos seus interpretes serem as personagens reais, que se tornou quem sabe no filme melhor avaliado criticamente do festival, o que alimentou algumas esperanças na temporada de premios. Por sua vez comercialmente um filme sem estrelas ou figuras de referência tem sempre dificuldades em resultar, contudo não podemos dizer que os resultados comerciais tenham sido escassos.
Sobre o filme podemos dizer que se trata de um filme intimista da relação de alguém com um animal, e mais que isso o amor por uma arte neste caso o rodeo. Nao e um filme de muitas palavras mas acima de tudo um filme de contacto fisico entre homem e animal, isso permite que o filme seja intenso do ponto de vista emocional, mas quem sabe algo vazio nos outros complementos da vida do personagem central que nos parece que poderiam funcionar melhor.
Por tudo isto parece-me que pese embora The Rider seja um filme com muito coração, potenciado pelo facto do filme ter como interpretes as personagens reais, na realidade conduz-nos para um contexto cultural algo longinquo do nosso, e mais que isso parece sempre um filme que se limita ao lado emotivo da historia sem grande desenvolvimento de outros aspetos.
Assim, sobra-nos um filme intimo, com caracteristicas independentes de realização, com coração, mas que na minha opinião falta-lhe por um lado trabalhar mais a personagem central nas outras vertentes da vida, e quem sabe alguma maior racionalidade numa ou noutra abordagem.
A história fala-nos de um ex-praticante de rodeo que depois de um acidente que lhe tirou algumas faculdades fisicas, contudo não consegue abandonar a sua ligação aos cavalos e ao desporto o que acaba por colocar em causa o seu futuro ou a propria vida.
Em termos de argumento não é um filme muito bem trabalhado, alias parece-me sempre um filme que limita as palavras para dar aso as emoçoes, e esse tipo de filmes em moda am hollywood funcionam mas nao surpreendem. Nao me parece que seja o lado mais forte do filme.
Na realizaçao Chloe Zhao consegue ter uma realizaçao bonita, principalmente na forma como nos da a relação do interprete com o animal, essa beleza é uma mais valia de um filme que nos parece quase sempre potenciar a emoçao e a realização acaba por servir por completo este objetivo.
No cast nao tendo interpretes mas as pessoas reais a tarefa principalmente de nos dar sentimentos e mais facil porque sao vivencias proprias, o filme consegue captar a intesnidade dramarica de cada um dos personagens e esta escolha resulta como acertada.

O melhor - O lado emocional do filme.

O pior - Parece-me que por vezes o filme é  demasiado silencioso

Avaliação - B-

No comments: