Saturday, January 19, 2019

Escape Room

Há diversos anos que a primeira semana de cada ano e marcada por uma estreia do cinema de terror, usualmente filmes de segunda linha com resultados criticos muito baixos e comercialmente no mesmo sentido. Este Escape Room foi em ambos os pontos um dos melhores produtos da primeira semana com criticas medianas e com uma resposta comercial aceitavel principalmente tendo em conta que se trata de um filme sem qualquer figura conhecida.
Sobre o filme podemos dizer que a base e repetida de outros filmes como Cubo, ou mesmo Saw, o filme onde desconhecidos se juntam num espaço preparado para eles e tem de lutar entre si pela sobrevivencia e um genero algo utilizado no cinema de terror de segunda linha e Escape Room esta longe de ser o melhor produto deste estilo.
Ou seja um filme cujos enigmas parecem ser resolvidos em intuiçoes de cada um,, ou seja um dos pontos que poderia ser mais aproveitado atravez do pedido de raciocinio aos seus interpretes e completamente abandonado por esquemas e enigmas que são resolvidos sem pistas de uma forma em que basicamente o unico interesse esteja nas personagens e nao nas situações em si.
Tambem em termos de horror ou originalidade ou trabalho das mortes das personagens o filme e bastante modesto quando comparado com filmes do mesmo genero, sendo que tambem o desenlace do filme fica longe daquilo que pensamos que poderia ser o trunfo final que poderia ter. A abertura para um segundo filme parece-me demasiado ambiciosa.
A historia fala de um grupo de desconhecidos que apos serem convidados para uma experiencia diferente percebem que nao estão no jogo mas sim numa luta continua pela sobrevivencia, cena apos cena
Em termos de argumento temos mais do mesmo quando comparado com outros filmes do mesmo genero, sem grande qualidade na elaboraçao das mortes nem das razões por tras de cada uma das personagens. Tem trabalho em tentar fazer a ponte entre os personagens e as cenas mas nem sempre sai bem.
Na realizaçao Robitel ja tinha iniciado o ano passado com o novo capitulo Insidiou, nao e propriamente um filme brilhante no plano de realizaçao funcionando melhor na criaçao de cenas, mas mesmo assim longe de se tornar uma referencia sequer do genero.
No cast o filme nao aposta por figuras conhecidas mas sim jovens a procura de afirmação num genero que pede pouco mais que intensidade dos seus interpretes e acaba o filme por ter isso e pouco mais.

O melhor - O estilo do filme faz a historia passar rapido.

O pior - Claramente pior do que outros filmes que tiveram a mesma formula.

Avaliação - C-

No comments: