Friday, January 25, 2019

The Grinch

Com o sucesso de Despicable Me, e principalmente das figuras dos Minions, a Imagination tornou-se numa das maiores produtoras e mais rentaveis do cinema de animaçao norte americano. De forma a rentabilizar a epoca de natal apostou por uma adaptação em animação da historia de Grinch, um dos contos de Dr. Seuss de maior sucesso. Esta nova adaptação acabou por ser recebida com mediania, longe dos grandes sucessos de animaçao, contudo comercialmente e principalmente no mercado americano o filme tornou-se num enorme sucesso rentabilizando em muito o projeto.
SObre o filme eu confesso que me parecia que era um projeto demasiado desatempado tendo em conta que recentemente surgiu um live action de grande sucesso com a mesma historia. POis bem desde inicio o filme surpreendeu-me com a excelente criaçao de Whoville, bonita, com cor, e que potencia de uma forma sem paralelo nos ultimos tempos o espirito natalicio ao maximo. Desde logo esta primeira qualidade do filme acaba por ser no meu ver a chave de todo sucesso ja que ninguem e indeferente a um espirito natalicio tao bem transmitido.
O problema do filme pode ser alguma simplicidade e estar demasiado implicito o fundo positivo da personagem principal na conhecida historia. Ou seja o balanço entre o negativo e o positivo nunca é feito, o que torna a mensagem de alteração menos forte, mesmo que o filme acabe sempre por ser um filme competente na sua capacidade para transmitir boas mensagens e acima de tudo um forma clara de ver o Natal.
Por tudo isto parece-me que mesmo sendo uma ideia repetida e mais que isso um filme muito mais simplista nos procedimentos narrativos do que o filme anterior. Grinch aproveita sempre o facto de ser uma das historias mais conhecidas de Natal e um nivel de caracterização estetica de primeira linha, o que faz deste filme uma obra interessante de animaçao
A historia e a conhecida ou seja Grinch tenta destruir o Natal da cidade onde vive, onde os dias são vividos de uma forma dedicada a epoca festiva, até ao momento em que acaba por tropeçar numa pequena habitante com convicções muito fortes.
No argumento confesso que a historia de Grinch e reduzida quase ao maximo, e nem sempre se preocupa com um trabalho suprerior de personagens, dedicando claramente a historia aos mais pequenos. O lado negativo de GRinch e claramente pouco potenciado.
A realização deste filme é o seguimento da carreira dos reaizadores de Pets, da mesma produtora. O filme tem um excelente trabalho principalmente na definição de WHoville capaz de potenciar o espirito natalicio ao maior grinch do planeta. E um dos segredos do filme e deve-se a equipa tecnica, mesmo que o resto da abordagem seja tradicionalista.
No que diz respeito ao cast de vozes, a potencia vocal de Cumberbacht e bem escolhido para Grinch embora o pouco desenvolvimento da personagem nao potencie ainda mais este recurso. O unico ooutro ponto e Pharell Williams como narrador, que vale pela curiosidade

O melhor - O espirito natalicio do filme.

O pior - Pouco tempo ao lado negro da personagem

Avaliação - B-

No comments: