Sunday, January 13, 2019

Cold War

Todos os anos existe um filme estrangeiro que assume algum mediatismo critico e que se considera um intruso em alguns premios na temporada de premios. Longe do sucesso completamente incomparavel que Roma acabou por ter, podemos dizer que sobrou este Cold War. Um filme polaco que triunfou na critica e que provavelmente sera um dos nomeados ao oscar de melhor filme estrangeiro, sendo que comercialmente o facto de ser um filme completamente outsider Hollywood acabou por nao permitir grandes resultados comerciais.
Sobre o filme podemos dizer que nos ultimos anos e de forma isolada alguns paises menos conhecidos pela força do seu cinema tem lançado filmes interessantes que mudam para sempre a dinamica do cinema desses paises. Este ano foi a Polonia com este filme a preto e branco sobre uma historia de amor. Ao contrario da maior parte dos filmes que tem este carimbo parece-me obvio que existem dois pontos que favorecem a reaçao critica do filme e que valorizam mais do que ele val. O lado musical do filme e por outro lado o contexto politico que nao pode ser indiferente a toda a forma como vemos a obra.
FOra isto parece-me que estamos perante um filme intimista de sequencias curtas sem grande conteudo, personagens ou dialogos, que para dar mais impacto aquilo que nos quer dar escolhe o preto e branco da moda para se diferenciar. Comparativamente com muitos dos filmes europeus que ganharam estatuto ao longo dos ultimos anos parece-me que este filme e claramente inferior a todos os niveis, sobrando apenas uma produção mais cuidada e pouco mais.
Mesmo como historia de amor a fragmentação do filme em cenas curtas parece-me que por si nao e benefico para o crescimento das personagens e principalmente para o crescimento da relaçao. Certo e que o objetivo e contextualizar a mesma relação em diferentes pontos politicos em diferentes estados, isso parece-me uma das ideias que o filme consegue rentabilizar e torna las interessante mas longe de o tornar uma obra de referencia.
A historia fala de um professor que se apaixona por uma aluna de musica, sendo que este amor com convições diferentes passa por diversos momentos em diversos locais marcado por contigencias politicas tambem ela variada.
Em termos de argumento nao e um filme com muito conteudo quer em termos de dialogos e principalmente em termos de crescimento de personagens. Vale pelos contextos politicos que o filme nos vai dando a cada personagem e pouco mais.
Na realização Pawlikowski e um dos valores claros do cinema europeu mais tradicional que ja tinha chamado a atençao a si em Ida. Aqui tem novamente um trabalho interessante, optando novamente pelo preto e branco bem definido. Um realizador com assinatura um dos bons valores da europa.
No cast local, ambos os interpretes funcionam bem naquilo que sao os parametros necessarios do filme. Fica a sensação que o filme nao e exigente para com eles, dando prevalencia principalmente a realizaçao.

O melhor - A ideia do mesmo amor ter fases diferentes em contextos politicos diferentes

O pior - A falta de dialogos e por isso o crescimento da relação

Avaliação - C+

No comments: