Saturday, January 26, 2019

Bohemian Rhapsody

Existem filmes em que a todos os momentos acontece alguma coisa que os leva a ser tema de conversa. Um dos filmes mais controversos do primeiro ao ultimo minuto da sua produçao foi esta biografia sobre Freddy MErcury. Criticado pelos especialistas que avaliaram esta obra de uma forma negativa, mas amado pelo publico geral e pelos academicos, este foi sem sombra de duvidas um dos filmes do ano, e que resultou na surpreendente vitoria nos Globos de Ouro. Comercialmente e sem duvida um sucesso incomparavel no que diz respeito a biopics de musicos.
Bohemian Rhapsody e um filme que e totalmente dedicado a uma figura da musica, e temos que dizer que principalmente na forma como agrupa os acontecimentos da vida do musico, e os agrupa ou os organiza temporalmente de forma a fazer o filme ser mais efetivo em termos emocionais e de mesnagem, resulta porque e obvio que todos quase saem do filme com um sentimento positivo relativamente a vida do artista. Claro que muitos podem dizer, mas um biopic deve ser um retrato da realidade e nao a organizaçao que faria mais sentido da mesma, e ai temos de concordar, existem discordancias com a realidade graves e mais que isso tudo e pensado para o filme e dificilmente retrata a realidade.
Agora o resultado final da avaliaçao do filme depende da importancia que nos damos ao facto de ver o filme como um retrato da vida de Mercury ou a homenagem ao mesmo, se olharmos para o filme da primeira parte, temos claramente um produto enviesado, com alguns pontos que podem mesmo ser insultuosos para outras bandas, como limitar o sucesso do Live Aid a uma atuação. Se considerarmos uma homengem o filme funciona pois da-nos o melhor do artista e o lado bom, ainda que pintado do mesmo.
Passando a grande discussao do que e o filme, podemos dizer que tecnicamente e na forma como o filme faz o paralelo com momentos conhecidos da banda, o filme dá-nos isso com um grande detalhe e com uma veia artistica. Num filme que passou por momentos conturbados como o despidemento de um realizador, podemos dizer que o resultado e claramente positivo.
O filme fala-nos da vida de Mercury e a forma como os Queen cresceram no panorama musical, sempre na dictomia da pessoa e da arte até ao famoso concerto no Live Aid.
Em termos de argumento parece-me claro que o facto de terminar a historia cinco anos da morte do cantor, parece-me muito cedo, e que isso foi alvo de critica. E obvio que o filme quer dar a melhor imagem do grupo e do cantor, nao fosse o mesmo produzido pela banda, contudo para alguem que ja morreu e que foi unanime, penso que esse e o menor dos problemas.
Na realizaçao tudo indicava que SInger poderia ter aqui um dos melhores trabalhos da sua vida, tem bons momentos, detalhados, com assinatura, numa realização interessante, nao fosse a polemica com o seu despedimento e vida pessoal, poderiamos ter um grande trabalho de um bom realizador.
No cast falar deste filme e falar de Malek. A interpretação e dominio completo do filme, do primeiro ao ultimo minuto, intensidade, carisma e mais que isso a encarnaçao de alguem particular do primeiro ao ultimo minuto, faz deste filme um trabalho de uma vida, e que veremos se nao torna-o num oscarizavel.

O melhor - Acima de tudo Malek

O pior - A pouca ligaçao a realidade de factos que sao comprovados historicamente

Avaliação - B

No comments: