Wednesday, December 19, 2018

White Boy Rick

Existem historias reais que merecem ser contadas, mesmo que nao sejam fundamentais para o desenvolvimento de alguma nação. Esta e uma historia real sobre as condicionantes de um processo judicial e a forma como a justiça nao e igual para todos. O filme tinha alguma expetativa, principalmente critica mas as avaliações foram demasiado medianas. Tambem comercialmente o filme nao foi propriamente feliz o que fez deste filme uma desilusão global.
Sobre o filme penso que aquilo que realmente o filme quer contar e importante e é um exemplo de muita justiça que diariamente é decidida em diversos paises, dai que o filme tenha muito mais impacto do que funcionalidade na sua execução, principalmente porque tem dificuldade em transmitir na realidade a entrada da personagem no lado negro, optando por fazer alguns atalhos que nao sao propriamente funcionais para o filme.
Mas existem pontos em que o filme merecia mais destaque desde logo na historia de dedicação a todo custo de um pai com os seus filhos, sem historias de encantar com as dificuldades duras e cruas da realidade. Outro dos pontos a forma como o filme nos revela decisoes judiciais pouco equilibradas num filme que nos parece sempre demasiado denunciatorio e que lhe pode tirar algum realismo, mas a ter acontecido desta forma parece-me que se trata de um filme que merecia ser editado.
Ou seja um filme que e realizado de uma forma independente que tem preocupaçao em dar o lado mais cru das personagens, sustentado por boas interpretaçoes e uma intensidade dramatica acima da media. Pelo lado negativo parece-me dar um lado demasiado desplicente das autoridades policiais.
A historia fala de um adolescente oriundo de uma familia destruturada que apos uma colaboraçao como infifltrado pela policia acaba por enverdar pelo crime, o que a leva a um processo judicial onde acaba por funcionar como delator e acaba como sendo o mais penalizado.
Em termos de argumento o filme vale muito mais por aquilo que singifica do que pela historia de base em si. A intensidade dos conflitos pessoas das pesronalidades acaba por funcionar e dar a intensidade dramatica que o filme necessite, embora alguns atalhos sejam demasiado fortes para fazer render o filme.
No cast temos um filme que nos da uma boa prestação de um Mcconaguey em boa forma. Tem um papel intenso, com alguns dos maneirismos tipicos dele, mas acaba por ter o impacto necessario. Richie Merriet aparece pela primeira vez neste filme e cumpre sem brilho, numa personalidade que poderia potenciar isso.

O melhor - A forma como o filme consegue denunciar uma realidade judicial

O pior - Demasiados atalhos no argumento

Avaliação - B-

No comments: