Wednesday, December 12, 2018

Assassination Nation

Existe um proverbio muito conhecido que afirma que filho de peixe sabe nadar. Na realização nem sempre este proverbio tem tido efeito prático. Este filme marca o regresso do filho de Barry Levinson, à realização sete anos depois da sua primeira experiência. Este filme claramente mais irreverente foi estreado em Toronto com avaliações algo misturadas o que nao permitiu que o filme conseguisse o impulso da critica que poderia ser fundamental no seu sucesso. Surpreendentemente o filme conseguiu uma distribuição wide que contudo não resultou em sucesso comercial significativo.
Sobre o filme eu confesso que aqui denota-se uma tentativa de irreverência que esta presente no filme do primeiro ao ultimo minuto, e isso funciona na maior parte do filme como elemento diferenciador e um exercicio de estilo também me parece que por vezes cai no exagero e torna confuso uma ideia de um filme interessante, vincada mas que peca por não conseguir misturar na dose certa a mensagem que quer transmitir e a irreverencia declarada que o filme tem.
Mesmo assim temos no filme muito do impacto que o mesmo quer causar. Desde logo na questão dos perigos da interner e na reação explosiva da sociedade esses dois pontos são bem potenciados no filme, principalmente na forma como se conjugam para uma dinamica final totalmente descontrolada e destrutiva. Esse estilo do filme cria muito impacto e o filme é inteligente na forma como adota a sua irreverência pena é que por vezes ela acaba por limitar o impacto da historia em si.
Ou seja um filme que inicialmente é estranho que numa primeira fase tem alguma dificuldade em fazer as suas ligações mas na sua concretização acaba por ter o impacto que quer ter, principalmente na sua definiçao final. Fica a ideia que um simplificador de processos em muitos momentos seria benefico, mas talvez a rebeldia que que Sam quis trazer para o filme ficaria a perder.
A historia fala de um grupo de quatro amigos inseridas com irreverencia numa comunidade de uma cidade pequena dos EUA, que começam a observar diversas pessoas a verem os seus documentos do telemoveis publicados com consequencias muito negativas.
Em termos de argumento e tirando o fogo de artificio do estilo do filme, acho que estamos perante uma interessante historia, bem construida e que no final consegue surpreender. Obvio que nao sera a historia mais seria e madura a abordar os seus assuntos mas fá-lo de uma forma impactante.
Sam Levinson parece ser como realizador algo bastante diferente do pai. Este era um perfecionista de historias Sam parece ter mais irreverencia mais procura do impacto no espetador que pode ser um caminho interessante mas que me parece ainda ter muito que se moldar para encontrar o equilibrio certo.
No cast um grupo de jovens quase desconhecidas com interpretaçoes razoaveis sem grande brilho. Um filme que vale sempre muito mais pelo estilo do que por qualquer aspeto que as suas persoangens pode dar. Mesmo assim algum sublinhado para a protagonista do filme Odesa Young que consegue na maior parte das cenas demonstrar a maturidade necessária para a sua personagem.

O melhor  -  E um filme de impacto sobre um assunto com esse impacto.

O pior - Nem sempre consegue controlar de forma benefica a sua irreverência

Avaliação - B-

No comments: