Saturday, December 08, 2018

Support the Girls

Esta pequena comedia sobre o funcionamento de um bar desportivo nos EUA, tornou-se num dos grandes fenomenos criticos do presente ano com avaliações muito positivas, e que resultou inclusivamente em alguns premios criticos para a sua protagonista Reginna Hall. Em termos comerciais as coisas nao correram bem ao filme com receitas quase residuais, o que é compreensivel tendo em conta a falta de argumentos comerciais do filme.
Sobre o filme eu confesso que o filme começa bem, com o alvoroço e exigencia de um dia de trabalho e preparaçao desse mesmo dia. Ai o filme para alem de uma realizaçao que nos da total noçao do alvoroço de um dia rotineiro de trabalho, o filme dá-nos uma personagem singular que se percebe de imediato que vai ser a ancora de todo o filme. Depois com o crescimento da intriga o filme perde um pouco o norte, por um lado ao dar diversos temas de discussão na vida da personagem central, e depois por os elementos secundarios serem demasiado caricaturados.
Mesmo assim um filme que para uma comedia não tem grande graça, sendo um filme com mais coraçao na forma como nos da uma tutoria da personagem central relativamente as suas funcionarias, e mais que isso a forma como isso muitas vezes não chega a entidade patornal. nesse particular o filme tem alguns trunfos, mesmo que no final surja a ideia que tudo é demasiado difuso para funcionar bem.
Ou seja uma comedia claramente independente e de objetivos baixos, que fruto de algum valor emocional conseguiu chamar alguma atençao, ainda que nos pareça que se trata de um filme que vai do mais ao menor e também um filme que me parece que por vezes se perde em detalhes que nada trazem de util ao filme.
A historia fala de uma gestora de um espaço comercial que tem de gerir diversas raparigas que de alguma forma tem que usar o corpo na venda dos produtos. Tudo fica dificil quando o patrão percebe que vai ter uma concorrencia forte e nao consegue gerir as emoçoes provocadas por essa situaçao.
EM termos de argumento o filme não e particularmente novo, funciona bem na gestao de emoçoes das personagens funcionando pior na incapacidade de mesmo quando tenta nao conseguir ser engraçado. O filme tem como trunfo a construçao de uma personagem central forte.
Na realizaçao Bujalski tem aqui o seu filme mais visivel, realizado como se de uma comedia familiar de serie B se tratasse o filme vale acima de tudo por aspetos mais especificos de um argumento, já que em termos de realizaçao e o beneficio da mesma ela nao existe.
No cast e interessante a intensidade e a presença de Hall, uma actriz relacionada com comedia que tem aqui o seu melhor papel. Parece-me exagerado alguns elogios totais a prestação que é competente mas pouco mais. De referir alguma diferença na prestação da jovem RIchardson que pode ser um dos bons valores futuros do cinema.

O melhor - A personagem central

O pior - A ineficacia do filme ser engraçado

Avaliação - C+

No comments: