Friday, December 14, 2018

Night School

Tiffany Haddish e Kevin Hart devem ser atualmente dois dos actores mais conceituados no panorama comico americano, sendo comum interpretarem o mesmo tipo de registo baseado no âmbito do humor fisico. Este filme marca a reuniao dos dois actores orquestrados por um dos realizadores também com um registo mais habitual neste genero. Pese embora todos estes ingredientes o resultado critico do filme ficou aquem do esperado com avaliações medianas com ligeiro pendor negativo. No que diz respeito ao ponto de vista comercial os resultados foram interessantes mas longe do que poderia render tendo em conta o simbiose que o filme poderia trazer.
Eu confesso que fiquei muito surpreendido o ano passado com a interpretação de Haddish em Girls Trip, contudo achei de imediato que o seu registo teria de sempre passar por um humor fisico explosivo. Este filme tem na minha opiniao dois actores que funciona bem no registo, mas o filme neste caso nao os acompanha, sendo muitas vezes demasiado tradicionalista e simplista no humor, e com um argumento totalmente previsivel do primeiro ao ultimo minuto.
Numa altura em que a comedia tem passado por algumas dificuldades em trazer a tona filmes com ideias diferentes, fica a ideia que principalmente no panorama do cinema de comedia afro americano os filmes acabam por redundar sempre no mesmo genero com os mesmos clihes e no mesmo final, algo que neste filme também acontece com a agravante de em termos de humor o filme estar longe dos melhores registos de Haddish e Hart.
OU seja um filme pequeno demais para aquilo que podia significar na reuniao destes dois pesos pesados, fica a ideia que os produtores do filme pensaram que por si so isso resolvia o sucesso da historia nao trabalhando o argumento nem do ponto de vista de historia nem do ponto de vista comica, sobrando os formaticos tipicos dos seus interpretes.
A historia fala de um adulto que sempre teve dificuldades em ter sucesso em termos de escola, e que acaba por tentar ter uma vida tipica de alguem com sucesso escolar, mas que perante a dificuldade de ir de encontro aos seus objetivos acaba por ingressar numa escola noturna de forma a terminar o liceu.
A historia é demasiado basica a todos os niveis quer no conjunto de cliches de comedia de segunda linha, quer na exploração do significado que o filme quer transmitir. Tambem em termos comicos ja vimos registos muito mais funcionais do que aquilo que este filme acaba por dar.
Na realização Malcom L Dee e um habitue neste registo, indo conjugado filmes mais conseguids com outros com menor destaque. A formula do filme parece obviamente igual a muitas outras e em termos de realização e um filme em piloto automatico de um realizador que faz este tipo de filmes anualmente.
No cast eu confesso que Hart funciona bem em termos da tradicao da comedia afro americana e da ao filme aquilo que ele necessita. Haddish acaba por ser tambem a montra dela propria com o lado mais forte e agressivo que funciona. A conjugação poderia funcionar melhor se as personagens fossem mais trabalhadas.

O melhor - Alguns picos de humor ao serviço dos seus interpretes.

O pior - Um argumento pobre do ponto de vista de narrativa e principalmente de comedia

Avaliação - C-

No comments: