Sunday, December 30, 2018

The SIster Brothers

Jaques Audiard é um dos mais conceituados realizadores franceses da atualidade, sendo conhecida a dificuldade de muitas vezes estes realizadores arriscarem em projetos de lingua inglesa com casts recheados. Audiard acabou por 2018 o fazer e num genero que atualmente esta enraizado em Hollywood concretamente o Western. Apresentado no ultimo festival de Veneza onde ganhou o premio de realizador o filme acabaou por ser muito ovacionado embora sem a força suficiente para o lançar na candidatura aos grandes premios muito por culpa de um boxoffice desastroso.
Um western com um elenco deste tipo chamaria desde logo a atenção, ainda mais com o rotulo de comedia. POis bem o filme é um misto de situações com um estilo muito ligeiro, que acaba por permtir que seja na comedia e no insolito de alguma situações que o filme funcione melhor, com destaque para alguns dialogos e principalmente para o seu surpreendente e insolito final.
Em termos de intriga penso que o filme ao ter um conflito central pouco intenso deixa o filme por diversas vezes adormecer ou resolver partes do guiao sem que o espetador perceba que aquele ponto esta fechado. pese embora este aspeto o filme tem sempre o paradigma moral bastante sublinhando num filme que me parece ser uma boa mistura de generos que com alguma falta de intensidade para ser mais.
Nao sendo na minha opiniao um dos grandes filmes do ano, e um dos que melhor consegue nos transmitir momentos de sublinhando. Ficamos com a ideia que com algum maior peso de Hollywood principalmente na definição do equilibrio entre cenas poderiamos ter tido um dos grandes westerns dos ultimos anos, como por exemplo Hell or High Watern.
A historia fala de dois irmaos com caracteristicas diferentes que embarcam numa aventura tendo em vista assassinar um particular individuo que parece ter descoberto uma brilhante formula para encontrar ouro.
O argumento tem otimos dialogos mas funciona bem melhor na especificidade do que no global. Existe algum desiquilibrio na força das personagens e isso acaba por passar para o efeito imediato do filme, Mas nao existe duvidas que principalmente em dialogos tem alguns de referencia no presente ano.
Audiard e um realizador europeu que segue estes parametros de estilo neste seu trabalho, que funciona na forma como nos da a tradiçao e principalmente o lado mais simples das personagens. Nunca sera um realizador de grandes truques mas e sem duvida eficaz.
O cast tem personagens com exigencias diferentes ficando clara ideia que e JOhnny C Reilley que mais da nas vistas com a melhor presonagem com os melhores momentos, passando os colegas de cast para um segundo plano o que é de louvar tendo em conta a qualidade do cast.

O melhor - Os dialogos

O pior - A forma como alguns aspetos do filme sao resolvidos de uma forma demasiada simples

Avaliação - B-

No comments: