Monday, December 03, 2018

The Christmas Chronicles

A Netflix cada vez mais movimentada no cinema lançou em pleno inicio da epoca natalicia um fillme que tenta ir buscar a tradição dos filmes familiares de Natal e que nos ultimos anos nao tem sido aposta pela maior parte das produtoras. Este filme acabou por ter criticas medianas, num terreno que nos parece não ser a aposta deste filme, sendo que comercialmente apenas podemos perceber que o lançamento teve alguma visibilidade sendo dificil no entando medir o sucesso ou não pelo serviço de streaming.
SObre o filme podemos dizer que se trata de um filme que tem um unico objetivo, ter espirito natalico, e para isso necessitava na sua essencia de dois ou tres pontos que acabam por funcionar. O primeiro e o sentido estetico de tudo que associamos ao Natal, ai o filme cumpre em pleno, quer nas iluminaçoes de natal quer nos adereços, sentimos o Natal e nisso o filme funciona. O outro ponto é a parte emocional com uma mensagem positiva, aqui pese embora seja uma historia repetida e completamente usada a mensagem e positiva, mesmo com um ou outro ponto de drama.
O lado em que o filme funciona pior e no exagero da magia e dos poderes do pai natal, ai torna-se demasiado infantil e acaba por não permitir que seja um filme pensado para toda a familia mas sim um filme para pequenos que os pais podem ver, já que os adultos poderão ter pouca paciencia para elfos animados, ou para o pai natal que se transforma em pó.
Mesmo assim não tendo a dimensão dos filmes mais fortes e iconicos de natal e um filme com o espirito necessario. Talvez nao seja daqueles que iremos ver ano apos ano, mas e uma boa aposta da Netflix para um objetivo imediato que e lançar a temporada de natal.
A historia fala de dois irmãos que sempre foram ligados ao natal que após a morte do pai, tentam na vespara de natal reencontrar o espirito natalicio o que os conduz até uma aventura com o pai natal.
Em termos de argumento a historia é usada e pouco criativa, o excesso de elementos de fantasia podem tirar alguma globalidade ao filme, contudo a mensagem positiva e o lado mais colorido do natal está la.
Na realizaçao Clay Kaytis tem aqui o seu primeiro live action depois de Angry Birds, o filme tem os elementos necessarios principalmente na forma como os adereços de Natal estão todos presentes e a cor está bem patente do primeiro ao ultimo minuto. Para um genero de pouca ambição temos aqui um primeiro filme razoavel.
No cast Russel encaixa perfeitamente em pai natal, porque o seu lado descontraido e o sentido de humor encaixa perfeitamente no registo que o filme quer ter. Nos mais pequenos Darby Camp e a escolha perfeita pelo seu lado simpatico, já o seu irmão acaba por ser menos imponente num papel tambem mais dificil de agradar.

O melhor - O espirito do natal.

O pior - Demasiados elementos fantasiosos

Avaliação - C+

No comments: