Sunday, December 30, 2018

Bad Times at El Royale

Diversos anos depois de um primeiro filme que foi uma autentica surpresa critica Drew Goddard voltou a setima arte depois de diversas colaborações com a televisão. Este filme com diversas personagens estranhas fechadas num hotel, alencava algumas das grandes expetativas do ano, contudo apos as primeiras avaliações percebeu-se que iria ser obtida uma recepção dividade que nao permitira grandes sonhos na temporada dos premios. Em termos de valor comercial os resultados escassos nao permitiram grande explosao ao filme.
SObre o filme ter diversas personagens completamente desconhecidas num contexto estranho é sempre um bom princpio para um filme que se vai revelado do inicio ao fim, com segmentos bem definidos sobre personagens e sobre historias ate ao encontro. Se a formula parece-me interessante bem como o contexto espacial do filme, é na intriga que me parece que o filme é curto, ou pelo menos recheado de lugares comuns, parecendo sempre que o contexto montado merecia mais mestria na conjugação e definição das personagens e das suas historias.
O filme adota sempre alguns promenores de realizaçao interessantes e funciona nos avanços e recuos temporais consoante a prespetiva, aqui o filme consegue ser inteligente, bem definido e mais que isso consegue dar ritmo as mais de duas horas de duração, mas no final fica a sensação que o filme poderia ir mais longe, ser mais rebelde, e ser mais surpreendente principalmente no momento das suas definiçoes.
Mesmo assim um filme dificil, pelo excesso de personagens, pelo metodo escolhido e pela necessidade de ter que fazer funcionar diversas historias cruzadas. Fica tambem a ideia que nem todas as personagens sao equilibradas e que o filme não mantem o mesmo ritmo devido a esses mesmos apontamentos.
A historia fala de diversas pessoas com objetivos diferentes que surjem num hotel quase abandonado, que guarda diversos segredos e vai acabar por colocar uns contra os outros em luta pela sobrevivencia.
Sobre o filme podemos dizer que o argumento nao seria facil, pensamos que a formula de base do filme e original, a sua concretizaçao quer na definiçao de historias quer nos dialogos nem sempre funciona bem, principalmente porque o filme tem espaço para dialogos mais funcionais em termos humoristicos e nunca os abraça.
Eu gostei bastenta do filme inicial de Goddard e este do ponto de vista estetico e bem feito, sem grandes truques o filme consegue principalmente na sua montagem de ter o seu fator mais saliente e o elemento mais diferenciador do filme. Isso e trabalho de um realizador que se assume como pouco convencional.
No cast o filme nao exige muito dos seus interpretes o maior destaque natural vai para os desconhecidos Cynthia Erivo e Lewis Pullman, que não sendo as figuras mais conhecidas do filme sao as que as personagens mais exigem. Tambem sublinhando para Hemsworth que mais uma vez funciona em papeis com uma veia mais humoristica.

O melhor - A formula parece certa

O pior - A concretização falta.lhe surpreender

Avaliação - C+

No comments: