Tuesday, December 04, 2018

Cargo

O cinema australiano sempre foi um cinema algo paralelo a realidade mundial, dando aos seus filmes alguma intensidade mesmo que muitas vezes sem grandes meios ao dispor. Este ano e com o selo Netflix surgiu este pequeno filme apocalitico que conseguiu chamar a atençao dos criticos com algumas avaliaçoes interessantes pese embora fosse um filme algo pequeno. Comercialmente ao ser distribuido pelo serviço de Streaming é sempre dificil perceber o seu real valor.
Sobre o filme podemos dizer que desde o sucesso de Walking Dead foram diversos os filmes com a mesma tematica que debruça sobre a tentativa de resistencia e de sobrevivencia dos humanos relativamente aos infetados. Aqui o filme nos seus principios acaba por ser mais do mesmo, um pai de familia tentado em levar a filha a comunidade de humanos depois de ter sido infetado e com 48 horas para a mutaçao completa. Em termos de novidade o filme não particularmente rico.
Agora o filme tem algumas valencias que funcionam bem, desde logo a relação sanguinea pai e filho entre dois dos secundarios, algo diferente daquilo que estamos habituados a ver, e o facto de ser um filme que nao da relevo à violencia mas sim as ligações entre personagens. COntudo isto são igredientes pouco diferenciadores relativamente a outros projetos mais fortes e que deixam este claramente para segundo plano.
OU seja um filme mediano, com um conceito já usado, que aproveita as paisagens quase deseritcas da Australia para nos dar a visao do apocalipse, e depois um filme mais emotivo do que corpo a corpo, o que embora menos comum esta longe de ser novo.
A historia fala de um pai de familia num mundo recheado de pessoas infetadas, que tenta levar a sua filha ainda bebe a colonia de humanos a salvo, com a ajuda de uma jovem orfã, tendo que se defender dos humanos com ambiçoes para os dias depois.
EM termos de argumento o filme não é novo em nenhum dos seus aspetos, nao e um filme de personagens nem de dialogos e isso acaba por tornar o filme algo obvio.
Na realizaçao Howling e Ramke sao uma dupla de realizadores australianos quase desconhecidos que tem aqui um filme que funcionou bem a nivel interno e que pode cimentar a posiçao dos mesmos no cinema australiano. Em termos globais o filme nao tem força para se fazer notar.
SObre o cast e sempre bom ver alguns actores mais relacionados com a comedia em estilos diferentes como Freeman. Acaba por ser um actor mais versatil pese embora a sua personagem exija mais força fisica do que recursos de interpretaçao, embora me pareça um papel bem diferente do habitual.

O melhor - ALgumas relações paralelas no filme.

O pior - Mais um filme de zombies igual a muitos outros

Avaliação - C

No comments: