Friday, December 21, 2018

Fantastic Beasts: The Crimes of Grindwald

Depois do sucesso interminavel que se tornou os filmes de Harry Potter seria uma certeza que o estudio nao deixaria morrer a serie com um spin off ou uma prequela.. O primeiro filme embora completamente distante das personagens do primeiro filme conseguiu chamar a si algum mediatismo e lança agora a segunda aventura com a introduçao de um personagem de ligaçao, concretamente Dumbledore. Os resultados criticos deste segundo filme foram algo medianos e isso conduziu a que em termos comerciais este filme facesse aquem da expetativa, principalmente no mercado interno.
SObre o filme, depois de um primeiro filme que foi eficaz no que diz respeito a criaçao de um espirito proximo de Harry Potter, temos um segundo filme claramente inferior, principalmente porque em termos de argumento tem pouco conteudo e a intriga resume-se a um ou outro apontamento de pouco impacto que deixa um filme grande adormecer diversas vezes, esperando apenas que os efeitos o levem a reboque sem nunca conseguir.
Todos sabemos que principalmente para os nao fas da serie e dificil perceber todas as personagens e ligaçoes deste filme com aquilo que vimos em Harry Potter e o filme tenta demasiadas vezes fazer esse paralelismo sem nunca ser concreto e isso dificulda a perceçao de ligaçao isto se o filme o quiser fazer, mas neste caso fica a ideia que e claramente um filme de transiçao para uma aventura que se segue mas com a sensação de que o que nos da e claramente pouco para alimentar um filme ainda para mais com tal tamanho.
Nao sei se alguma vez a saga vai retomar o valor que os nomes de Rowling e Harry Potter chegaram a ter, num filme que parece-me demasiado confuso para funcionar com os mais pequenos, e que recorre a demasiados maneirismos que se previam ser comicos para os mais pequenos. Salva o filme os efeitos especiais de ponta e uma excelente escolha para Dumbledore.
A historia segue Scamander e a sua tentativa de localizar um feiteceir poderoso cujas as origens são misteriosas ao mesmo tempo que o poderoso criminoso Grindwald consegue sair da cadeia e ir a procura do mesmo individuo para o levar para o lado negro.
Parece-me claro que e no argumento que o filme nao tem força, basicamente em termos de intriga o filme quase nao a tem, ou nao se passa coisas significativas. No final com algumas revelaçoes tenta lançar o capitulo que se segue mas neste na essencia nao aconteceu nada.
Na realizaçao David Yates teve nas suas maos a conclusao dos ultimos filmes de Hatty Potter e seguiu para os Fantastic Beasts com o mesmo estilo de realização tarefa. Neste filme temos mais do mesmo de um realizador que depois de entrar neste mundo so saiu para fazer Tarzan com o mesmo estilo.
No cast Redmayne encaixa naquilo que o filme quer da sua persnagem, mas parece-me que claramente o personagem foi criado naquilo que e o estilo do ator do que o contrario. Nos secundarios Depp e um vilao potenciado pela caracterizaçao e Law parece uma excelente escolha como Dumbledore principalmente pela tranquilidade que transmite.


O melhor - Os primeiros dez minutos e os ultimos cinco

O pior - Depoios de quase duas horas e meia de filme, nada de substancial ter realmente ocorrido

Avaliação - C-

No comments: