Monday, December 03, 2018

Smalfoot

A animação de grande estudio está a passar por momentos em que se denota alguma crise idiologia dos seus projetos, que adotam quase sempre realidades desconhecidas e a forma como a mesma de adequa aos humanos. Neste filme produzido pela Warner são os homens da neve que vivem no teto da terra. Os resultados criticos do filme foram medianos o que acabou por nao ser explusivo para o resultado comercial que ficou muito longe dos melhores resultados dos filmes de animaçao de grande estudio.
Sobre o filme eu confesso que começou a ficar cansado de filmes de animaçao em mundos de seres reconhecidos em termos de cinema de animaçao como maus, e depois existe uma ligaçao aos humanos que tenta mudar essa versão dos mesmos. Ja existiram diversos filmes como este, alguns mais trabalhados outros mais simplistas, mas com uma genese idiologica semelhante, dai que o grande problema deste filme resida logo na ideiologia repetida.
Mas nao fica por aqui os problemas destet filme, em termos de animaçao tambem esta longe de ser brilhante as opçoes esteticas dos seres e mesmo a sua expressividade. Aqui ja vimos principalmente a Disney a trabalhar muito melhor a aparencia dos seus personagens para eles rapidamente se tornarem mais que uma personagem de um filme uma fonte de rendimento a todos os niveis.
Por fim salva-se o balanço musical do filme, aqui temos um ou outro apontamentos interessante, principalmente pela versatilidade de generos, apoiada no seu elenco de vozes. A mensagem positiva embora repetida tambem esta lá mas parece muito pouco para um filme de animaçao de grande estudio.
A historia fala de um grupo de homens das neves que vivem no himalaia e acabam por interagir com um ser humano o que vai levar ao despertar da curiosidade de alguns desses seres e que acabam por descobrir a existencia de um mundo para alem do deles.
Em termos de argumento a base da historia e repetida, e isso acaba por nao dar nenhum apontamento novo ao filme. Tambem em termos de humor ja vimos filmes mais trabalhados e mais funcionais do que este filme, que parece em termos de escrita um filme de uma produtora menor.
Na realizaçao kirkatrick ja e um conhecido em termos de animaçao ainda que em filmes de resultados pouco interessantes. Principalmente em termos esteticos fica a sensação que a Warner deveria fazer mais porque nao parece um filme de grande estudio.
Na escolha de vozes a preocupação pelos momentos musicais acaba por funcionar bem pois da alguma versatilidade ao filme a este respeito. Nao sendo uma escolha fantastica e dos apontamentos que funciona melhor no filme.

O melhor - A diversidade dos momentos musicais

O pior - Parecer um claro filme de uma produtora menor de animaçao

Avaliação - C-

No comments: