Saturday, October 01, 2022

The Invitation

 O cinema de terror e normalmente utilizado para preencher espaços comerciais, em projetos de menor custo que acabam por sempre por se rentabilizar minimamente quer porque nao necessitam de grandes estrelas, ou grandes criticas. Este The Invitation, um filme sobre vampiros acaba por ser mais uma destas experiencias. Criticamente indiferente, acabou por comercialmente ter uma estreia razoavel, principalmente tendo em conta os atributos que prometia dar.

Sobre o filme temos um mau filme de terror, sobre vampiros que encaixa perfeitamente num conjunto de filmes de segunha linha sobre o tema que nao convenceram ninguem. ALias na fase inicial o filme acaba por nao ser nada, uma especia de descoberta de familia, historia de amor, que se torna num basico de filme de vampiros e sobrevivencia, que tenta no fim ser o prologo de algo que ninguem sabe muito bem o que.

E um filme que narrativamente não existe com cliches de personagens, dialogos e acontecimentos que na fase em que entra na ação, ja que em termos de terror fica a ideia que o filme nunca aceita totalmente essa missão, torna-se num desastre estetico com efeitos especiais que nem em 1990 eram convincentes que nos faz questionar a qualidade de um projeto de esta expansão nos dias de hoje.

Ou seja um filme de terror juvenil, que aproveita o facto dos protagonistas serem conhecidos de series de sucesso, para tentar ganhar uns dolares comercialmente, num filme repetitivo, desinteressante, mas onde os parametros de produçao lhe fazem descer ainda mais um nivel que seria expectável não se encontrar nos dias de hoje.

O filme fala de uma jovem orfão que e contactatada por um estranho ingles que acaba por lhe informar serem da mesma familia. Na reunião da familia num castelo brutal na inglaterra apaixona-se pelo dono do castelo, acabando por perceber que esta rodeada de vampiros sanguinareos.

Em termos de argumento muito pouco, um argumento basico, mal apetrechado em personagens e guião. Pouca envolvencia, nenhum humor, num low cost argumento que deixa as despesas na estetica do filme.

Mas e aqui que os problemas acabam por ser maiores. Se o espaço e bonito, quando o filme necessita de efeitos e evolução e um caos. Jessica THompson e uma realizadora premiada em circuito de documentarios e short que nao tem a melhor passagem para o cinema com um filme com muitas deficiencias esteticas.

No cast Emmanuel tenta permanecer presente depois do sucesso de guerra dos tronos embora me pareça uma actriz com muitas limitaçoes. E ao seu lado Dohrety que tenta sair da imagem criado junto dos mais novos em descendentes mas tambem com limitações bem visiveis.

O melhor - O cenario do castelo.


O pior - Os absurdos efeitos especiais


Avaliação - D



No comments: