Tuesday, October 25, 2022

God's Creatures

 O cinema irlandês sempre teve algum impacto no cinema globar, principalmente pelos dramas familiares vincados em cenarios pequenos, interpretados por atores de primeira linha. Este ano e quem sabe com algumas expetativas de premios surgiu este pequeno projeto que acabou por conseguir alguma atenção critica, embora a sua pequena dimensão possa dificultas o impacto do filme. No que diz respeito ao resultado comercial do filme é claramente um filme independente de pouco impacto dai que os resultados comerciais sejam quase inexistentes.

Sobre o filme podemos começar por dizer que se trata de um filme lento, muito lento, que perde demasiado tempo em paisagens, em contexto espacial, o que de alguma forma vai fazendo com que o filme nunca adquira grande ritmo. Por seu lado isso leva a que consigamos perceber bem as reações da personagem central, o que ajuda o facto de ser interpretada por uma atriz de grandes recursos que acaba por pautar todos o desenvolvimento do filme.

QUando a intriga acontece o filme parece ter impacto e temas muito interessantes como a masculinidade cultural rural, ou a incapacidade de ver o lado negro das pessoas. Nisso o filme acaba por ter impacto e um valor de denuncia relevante, embora fique a ideia que para um filme demasiado lento e que se prende muito em sequencias paradas, a intriga acontece demasiado rapido e nesse teor, parece que o filme poderia balançar mais os seus tempos para um impacto mais efetivo.

Resulta assim um filme tipico das dinamicas do cinema irlandês com os seus valores muito concretos aos quais se junta aquele lume brando que deixa o espaço ser um ator. Nao e claramente uma das obras primas daquele estilo mas acaba por cumprir moderadamente principalmente porque os interpretes conseguem atingir bom patamar.

A historia segue uma vila pescatoria irlandesa, onde todos se conhecem e que e conturbado com o regresso a casa de um jovem com um passado desconhecido, que vai alterar as dinamicas nao so familiares mas da propria comunidade apos um evento com uma ex-namorada.

O argumento tem uma intriga com valores muito impactantes e atuais que mereciam quem sabe um filme com maior ritmo o qual nem sempre tem. As personagens pareciam ter mais por onde andar e o filme nem sempre também aproveita na totalidade as suas virtudes.

No que diz respeito aos realizadores uma dupla desconhecida vinda do cinema europeu de segunda linha. Aqui demonstram ligação ao espaço, nem que seja pelo protagonismo que lhe dão, no entanto, parece claro que o filme tinha mais a ganhar com mais personagens e mais intriga. E um estilo de cinema que podemos gostar ou não, pode ser bonito nao me parece tao eficaz.

No cast Watson e uma das grandes atrizes irlandesas que ficou sempre presa às origens, e que lhe deu uma carreira consistente devido a sua intensidade a qual está patente neste filme. Mescal está a crescer, fruto do sucesso de Normal People, mas aqui a sua personagem nao cresce o que o filme poderia exigir, dando mais revelância a uma jovem Franciosi que merece mais atençao


O melhor - A intriga e os seus temas

O pior - O ritmo demasiado lento


Avaliação - C+



No comments: