Wednesday, October 12, 2022

Do Revenge

 A Netflix tem uma tendência natural para fazer apostas vincadas em filmes nos quais os interpretes acabam por ser figuras da aplicação em series de maior relevância. Neste filme que acaba por ser uma homenagem a diversos filmes de adolescentes no final dos anos 90. O filme acabou por mesmo com estas caracteristicas ser bem avaliado do ponto de vista critico e comercialmente deve ter chamado a atenção, principalmente dos mais jovens como a maior parte dos filmes da netflix consegue.

Sobre o filme podemos dizer que se trata de uma abordagem tipica de filme de High School com esteriotipos, grupos, referências culturais, mas que acima de tudo faz com que o filme acabe por ser algo retrospetivo no genero. O que diferencia ligeiramente o filme e a forma como o mesmo tem alguns twist nos planos de vingança que alimentam o ritmo de um filme que muitas vezes torna-se demasiado satirico mas com algum ritmo.

Um dos pontos que me parece que o filme aproveita e o bom momento comercial, dos protagonistas, encaixando cada um deles nos bonecos que tem definido a fase inicial das respetivas carreiras. Fica a ideia no entanto que o filme exagera um pouco nesses esteriotipos, e principalmente a forma como se alongo demasiado para fazer render os respetivos esteriotipos.

Assim surge um razoavel filme de adolescentes, um estilo de filme que ficou algum tempo fora de moda, mas que devido ao facto de termos cada vez mais aplicações de streaming vai recuperando o respetivo espaço. Nao sendo um filme muito engraçado, acabando por ser mais thriller com twist funciona principalmente porque sabe gerir alguma expetativa no espetador.

O filme fala da ligação entre uma jovem conceituada da escola, ambiciosa que se viu exposta por um estranho e popular namorado, com uma jovem introvertida que se quer vingar de um desgosto amoroso, sendo que a ligaçao entre ambos arquiteta um plano de vingança que vai acabar por sair ao contrario.

No que diz respeito ao argumento temos uma historia com alguma complexidade com avanços e retrocessos num estilo de filme que se baseia muito no popular Cruel Intentions. Claramente mais suave e com procedimentos de base mais pela rama acaba por ser um filme que arrisca nas mudanças de direçao que nem sempre fazem sentido principalmente pelo exagero dos esteriotipos dos personagens.

Na realizaçao Robinson e uma jovem realizadora de filmes de adolescentes que tem estado associada a NEtflix. A mesma ganhou mais dimensão como argumentista do mais recente thor. Aqui e percetivel as infleuncias dos mais conhecidos filmes de liceu dos anos 90, embora sem um registo estetico parcialmente apurado.

No cast Mendes e Hawke procuram personagens mais proximas do que fazem nas series mais conhecidas que fizeram, sem grandes diferenças na construçao das personagens. Austian Abrams, mais desconhecido acaba por ser a mais agradavel surpresa num vilão construido com alguns recursos interpretativos.


O melhor - A forma como o argumento vai dando voltas ao espetador

O pior - Nao tem particularmente um humor apurado


Avaliação - C+



No comments: