Saturday, October 29, 2022

Barbarian

 Outubro é habitualmente um mês de grandes apostas no terreno do terror, pensando acima de tudo em potenciar a epoca do Halloween sao diversos os projetos que vem a luz do dia, uns mais comerciais e normalmente menos arriscas e pior recebidos pela critica, outros claramente mais independentes mais vistosos e mais valorizados. Este mes foi Barbarian que chamou mais a atenção com avaliações de primeira linha, que conduziu a que o filme adquirisse alguma expansao em termos de lançamento que o tornou num sucesso relativo de bilheteira e claramente um dos filmes de terror do ano.

O filme começa com uma premissa algo obvia, dois individuos acabam por partilhar um aluguer de uma casa nos suburbios de Detroit ate que descobrem que algo se encontra por baixo deles. A historia nao e muito reboscada, mas consegue ter grande impacto no terror pelo territorio subterraneo, mas acima de tudo pela forma com que graficamente consegue dar impacto ao seu horror.

Em termos narrativos e um filme limitado, as duas historias que levam as personagen até à casa nao sao muito trabalhadas, apenas vamos conhecendo as personagens naquela situaçao e como reagem com o perigo, mas pouco mais, a explicaçao para tudo o que vemos também nao e fenomenal, sendo sempre um filme, como a maioria dos projetos de terror que funcionam, que trás mais valorizaçao pelo seu aspeto grafico e de horror do que propriamente pela originalidade do seu conceito.

Por tudo isto temos um conseguido filme de terror, que nos recorda o lado mais agressivo do primeiro Jeeper Creepers, num alusao tambem aos problemas sociais de Detroit. Obviamente que nao e propriamente um poço de originalidade nos outros temos, e que e um filme mais encorpado do que brilhante. Mas num estilo de filmes que normalmente ficam muito aquem do que esperamos, a competencia normalmente e premiada.

O filme fala de dois jovens que acabam por alugar o mesmo espaço e que acabam por passar alguns bons momentos ali, contudo rapidamente se percebem que algo estranho se encontra na parte de baixo da casa, até que surge um outro inquilino que vai ter a mesma sensação e conduz a uma luta interminavel pela sobrevivencia.

Nao e no argumento que o filme tem os seus maiores recursos, alias toda a base das personagens e limitada ao minino, não tendo conhecimento de quem sao aquelas pessoas. A narrativa acaba por ser simples, numa luta pela sobrevivencia.

Na realizaçao Zach Cregger éra um desconhecido que entra ao mais alto nivel no terror. O filme tem impacto visual, é cru, consegue criar impacto no espetador que e o maior segredo para qualquer filme de terror. E um pronuncio de uma carreira num estilo que necessita de novos valores.

No cast o filme vai buscar um Skarsgard muito associado ao terror, e que cria a duvida que o filme quer causar no espetador. Nos outros dois protagonistas  Campbell e Long correspondem ao terror fisico que o filme pede, sendo que no caso de Long nos leva a recordar a sua aparição num filme algo parecido Jeeper Creepers.


O melhor - O aspeto visual de terror do filme.

O pior - Nunca conhecemos particularmente as personagens


Avaliação - C+



No comments: