Monday, October 31, 2022

Don't Worry Darling

 Uma das produções mais polemicas dos ultimos anos, no qual teve envolvimentos amorosos, divorcios, conflitos e acima de tudo uma guerra de estrelas conduziu a que quando saiu este filme mais que as aspirações a premios que poderiam existir pela carreira de Olivia Wilde ate ao momento como realizadora, as atenções tivessem nas estrelas e nas suas reações. Tudo ainda piorou quando a critica nao foi propriamente amiga do filme, salvando-se algum valor comercial que principalmente a curiosidade por Harry Styles como ator pode trazer.

Sobre o filme e colocando de lado todos as intrigas de toda a produçao, não é um filme que começa bem, ou com o ritmo elevado, a primeira hora, intriga mais do que satisfaz, levando-nos para um caminho algo repetitivo mas que coloca todo o sentido do filme na parte final, e ai o filme é competente, principalmente por dois aspetos concretos, o primeiro e a capacidade e intensidade de Plough, e acima de tudo uma historia interessante muito proxima dos livros de sci fi que fizeram delicias nos finais do seculo passado.

E um filme com alguns detalhes interessantes, quer esteticos onde nota-se muito cuidado e a tentativa de ser um filme também com aprumo visual, bem como na cadência e acima de tudo na forma como o filme vai crescendo na tensão, e isso faz com que a segunda hora resgate o filme para terrenos positivos, surpreendendo, e acima de tudo demonstrando algo para onde algumas pessoas caminha.

Ou seja um interessante filme, que aproveita bem a sua otima historia de base, uma produçao preocupada, que não tem acompanhamento principalmente nos secundarios onde me parece que poderia ter tido escolhas de cast que impulsionassem o filme para outros lados. Fica claramente a ideia que as polemicas constantes da produçao tiveram influencia no lado menos forte da critica porque temos um filme interessante.

A historia segue uma comunidade onde tudo parece perfeito, ate que uma mulher começa a questionar a razão de ali se encontrar e acima de tudo o porque de tudo o que vivem, que a leva a uma revelação impactante que tudo na sua vida e condicionado.

O argumento e a historia e forte, quer do ponto de vista de intriga central, e na forma como se desenvolve quer nos valores morais e atuais que o filme critica e trás a tona. Nem todas as personagens conseguem crescer da mesma forma mas e claramente o elemento mais forte do filme.

Na realizaçao WIlde, e uma jovem atriz que a passagem para tras das camaras começou bem e causou expetativa este filme com mais meios. Apesar de todas as polemicas que fizeram questionar e muito o trabalho dela, eu acho que ela é feliz, arrisca, tem sentido estetico merecia mais destaque do que apenas o comentario que ficou apaixonada pela sua estrela.

No cast a escolha de Plough e perfeita com muitas parecenças na sua personagem em Midsomar a sua capacidade e intensidade dominam o filme do primeiro ao ultimo minuto, numa interpretaçao que poderia ter mais destaque caso nao fosse a receçao do filme. Ao seu lado um Styles que tenta dar o melhor de si, mas nota-se que nao e a sua praia, e uma escolha de Pine mais que questionavel, para alguem que tinha de ser ameaçador e acima de tudo carismatico, vem-me a memoria um infindavel numero de atores que o fariam bem melhor.


O melhor - A historia e impactante e original

O pior - A primeira hora nao e claramente objetiva


Avaliação - B



No comments: