Saturday, October 15, 2022

Bullet Train

 Bullet Train marcou o fim da epoca de verão de cinema de grande investimento por parte das produtoras. Com um elenco de luxo liderado por Pitt, com um realizador conhecido por Deadpool, um filme de ação comica que tinha todas as propriedades para se tornar num sucesso de verão. As avaliações criticas medianas não foram impressionantes mas em termos comerciais pese embora resultados consistentes fica a ideia que o filme poderia e deveria ter rendido mais.

Sobre o filme temos o estilo de Leitch ao mais alto nivel, açao de primeiro nivel, com sequencias de batalha interminaveis, mas o lado comico que principalmente potenciou em Deadpool. O filme tem ritmo, vai fornecendo personagens que aparecem e desaparecem a ritmo rapido, mas acima de tudo onde o filme melhor funciona e no humor dos dialogos onde é bastante competente, promovendo momentos de grande diversão ao espetador.

Podemos a determinada altura achar que o filme e demasiado longo e que tudo se esta a cruzar demasiado sem grandes explicaçoes, mas no final e depois de todos os filtros que o filme vai tendo ao longo de toda a sua duração sobra um simples filme de açao, com um cast de primeira linha e mais que isso efeitos também de produçao maxima embora com algum exagero na utilizaçao de CGI.

Ou seja um razoavel filme de açao claramente de primeiro nivel produtivo, que entertem, pese embora exagere no ridiculo de açao de algumas sequencias, como a reentrada de tangerina no comboio. Mas temos a assinatura de açao de primeira linha declaradamente comica que nos ultimos anos tem funcionado junto do publico e este e mais um.

O filme leva-nos ate um comboio bala no Japão e uma serie de mercenarios em busca de uma mala prateada pelos diferentes niveis do comboio, com alianças e traições constantes ate o destino final.

O argumento e rebuscado mas algo confuso na base. Onde o filme parece funcionar melhor e mesmo nos dialogos de humor onde o filme para alem de ritmado tem realmente piada, fazendo crescer e muito os personagens no contacto para o publico. O melhor de todos os dialogos e a metafora do thomas and friends.

Leitch e um realizador de primeiro nivel produtivo que atingiu o nivel maximo em Deadpool 2, embora tenha sido a mente por tras de John WIck. O filme tem ritmo, é muito visual mas exagera muito nos efeitos digitais alguns dos quais ate pouco competentes. Tem este campo de trabalho onde funciona mas terá de provar noutros pontos.

No cast temos Pitt no terreno onde funciona melhor, ou seja na forma como concilia açao com humor, um estilo onde funciona como poucos. O filme e tambem competente na facilidade com que os secundarios, principalmente King, Taylor-Johnsson e Tyree Henry encaixam nas suas personagens.


O melhor - Diverte

O pior - E algo longo


Avaliação - B-



No comments: