Sunday, October 30, 2022

Wendell & Wild

 Nighrmare Before Christmas é sem sombra de duvida o filme de eleiçao de pequenos e maiores em termos de Halloween, o qual ficou sempre associado à mente de Tim Burton, embora o realizador do filme tenha sido Henry Selick. Eis que novamente por alturas do Halloween e com uma produçao da Netflix surge o novo filme do realizador num argumento de Jordan Peele, apostado em rentabilizar algum do espirito de Halloween. Criticamente as coisas ate correram bem com avaliações positivas num estilo que sempre agradou a critica e é fiel aos seus filmes anteriores. Por sua vez comercialmente penso que a Netflix nao deu o devido destaque ao projeto que passou quase desprecebido.

Sobre o filme podemos dizer que temos o mesmo tipo de animaçao que ja vimos com sucesso nos filmes anterirores do realizador, mais proximo quem sabe do que fez em Coraline. A base narrativa e proxima, no que diz respeito a mistura do mundo dos demónios com o lado emocional e sentimental das pequenas aldeias, e principalmente com um ponto particular que acaba por ser fundamental, que é o sentimento de perda. Isso resulta num filme competente, proximo do que o realizador ja obteve principalmente com mais sucesso nos filmes anteriores, apesar do filme ter a assinatura do realizador num estilo sempre dificil.

E um filme que quer um impacto claro na sua moral, algo que ja foi sempre muito bem trabalhado nos filmes anteriores. DO ponto de vista de produçao o estilo de animaçao e diferenciado e competente principalmente para juntar os mais pequenos a uma especie de cinema de terror juvenil, onde apenas fica a sensaçao de falta da banda sonora de Elfman.

OU seja uma boa forma de festejar o Halloween com um estilo de cinema proximo do seu maior sucesso. Mesmo que do ponto de vista narrativo ja tenha visto muito melhor, e uma conjugaçao mais forte dos temas, acaba por ser competente, e um filme diferente no que diz respeito à animação concetual.

A historia segue uma jovem que apos ter ficado orfão regressa a terra natal onde vai evocar alguns demonios que a vao a ajudar a ir ao encontro do seu passado mesmo que essa ligação não seja a mais correta para os envolvidos.

DO ponto de vista narrativo uma boa conjugação quer narrativa, na ligação do infantil e do gotico na ligação com os mortos. AInda assim longe do que de melhor ja se fez neste estilo, mas competente nesta introduçao ao horror juvenil.

Na realizaçao Selick e um desconhecido bem conhecido. Certo e que Burton ficou com os louros, mas o que se seguiu no realizador demonstrou que o filme tem um cunho muito proprio que merecia num maior destaque. Aqui uma boa assinatura, num filme que nos faz recordar um tipo de cinema  muito proprio criado por uma forma propria de realizar.

No cast de vozes, a escolha de Peele, também argumentista e Key, encaixa perfeitamente nos demonios que ainda para mais sao parecidos com os atores. E um filme competente que procura encaixar tambem os personagens mais mediaticas. Tambem destaque para Rhames.


O melhor - A assinatura de um cinema diferente de animaçao.

O pior - E pior que o que ja vimos com a mesma roupagem


Avaliação - B-



No comments: