Saturday, October 01, 2022

Spin Me Round

As comedias gastronomicas de segunda linha tem nos ultimos anos ganhado algum protagonismo num nivel mais baixo de produçoes norte americanas. Neste ano surgiu esta rebelde comedia passada num retiro para cozinheiros em Italia onde acabamos por ter uma comedia de costume de personagens com alguma irreverência. O projeto passou com excessiva indiferença critica o que nao lhe permitiu o impulso para um maior mediatismo, sendo que comercialmente o filme sem qualquer tipo de expansão acabou por nao ter tamném aqui qualquer visibilidade.

Sobre o filme podemos começar por dizer que é uma comedia sobre uma personagem, mas o grande problema do filme e que nunca conhecemos realmente o que é a personagem, talvez por estrategia de dar uma pessoa reservada do interior americano mas e claramente dificil o filme tem grande impacto quando esconde quase tudo da personagem central.

Quando as vivencias das personagens em italia, desde logo o lado demasiado absurdo de todas elas, que leva o filme para o terreno de comedia exclusiva, muitas vezes sem sentido. Contudo pese embora algumas sequencias que acabam por ser mais insolitas que engraçadas, sai um filme moderadamente funcional, estranho mas com muita pouca capacidade de criar impacto no espetador.

FIca algumas piadas gastronomicas, a irreverencia das festas dos poderosos e pouco mais. Um filme que vimos embora todos apostamos numa fase de promoção do filme que poderiamos ter mais originalidade ou ainda mais irreverencia com impacto que ultrapassasse a indiferença que o filme acaba por deixar na maior parte dos seus espetadores

A historia segue uma chefe de sala de uma cadeia de italian food a qual e selecionada para um programa da empresa da villa italiana natal onde para alem de interagir com as suas colegas de formaçao, acaba por se aproximar do irreverente dono da empresa e o seu crew.

Em termos de argumento é um filme sem muita intriga ou mesmo sem muitos elementos que acabem por o diferenciar. Esconde demasiado a personagem central o que nao me parece a melhor das escolhas e em termos de comedia tem uns momentos melhores que outros.

Escolher uma villa italiana e sempre uma excelente opçao de realizaçao Jeff Baena e um realizador de comedias independentes sustentadas essencialmente na pretação da sua esposa Plaza. Aqui temos uma boa escolha de espaço mas pouco mais num estilo de carreira que acaba por ser muito igual ao longo do tempo.

Brie e Plazza encaixam bem neste estilo descontraido. Fica a sensação que acaba por ser Nivola, que se encontra num bom momento de forma que tem os melhores momentos. Nao e propriamente um filme de grandes interpretaçoes, onde a valencia comica e a mais aproveitada


O melhor - Italia

O pior - O estilo de comedia nem sempre funciona em pleno


Avaliação - C



No comments: