Tuesday, October 18, 2022

Honk for Jesus, Save Your Soul

 Este particular filme sobre o sucesso das igrejas batistas sustentada nas figuras que as lideram tinha como objetivo satirizar com o sucesso deste tipo de projetos e as suas quedas. O filme que se baseia num argumento original e realizado por Adamma Ebo, acabou por conseguir boas avaliações criticas que salientaram o seu boneco e o seu exagero, mas comercialmente apesar de alguma divulgação os resultados foram algo escassos.

Sobre o filme temos um filme que satiriza e critica a forma como este tipo de projetos baseados na fé crescem, e se divulgam e a forma como caem quando e descoberta a essencia dos seus comunicantes, abandonando toda a ligação e conduzindo o sucesso à ruina rapidamente. O filme tem um estilo particular, sob a forma de bastidores de um documentário que sinceramente é a assinatura do mesmo mas está longe de ser totalmente funcional. Tudo se torna demasiado irrealista, e transforma o filme numa formula tentada de ser diferente o que acaba por não ser.

Outro dos defeitos que me parece bastante claro no filme é os chavões da comunicação, se calhar com base em alguma realidade, mas o exagero no esteriotipo de comunicação acaba por tornar o filme algo histerico em alguns momentos. Resulta melhor na dinamica de casal e as dificuldades e aceitação de problemas em prol do sucesso comum.

Tudo isto resulta num filme que tenta ser algo mais do que é. Ao trabalhar num tema tão especifico como as igrejas batistas, tudo pode passar para grande parte dos espetadores como demasiado cringe e mesmo sem sentido, e por esse motivo, fazer com que o impacto da mensagem seja menor. Parece-me também que o exagero dos gritos das personagens é demais.

A historia segue um casal de pastores que depois de muito sucesso caem na desgraça depois do pastor ser descoberto numa polemica sexual. Apostado em regressar em grande seguimos os passos para a reabertura como se de um documentario se tratasse.

O argumento do filme cai na satira facil a um tema facil de causar alguma discussão. os pontos que o filme debate são imponentes, mas fica a ideia que cai em demasia nos esteriortipos e que isso não favorece a comunicação com o espetador principalmente num tema tão especifico. Acaba por ser na dinamica de casal que o filme é mais maduro e mais concreto

Na realizaçao este projeto totalmente assinado por Adamma Ebo um total desconhecido com o seu projeto mais mediatico, A forma de transmitir o filme sob a forma de um making of era arriscada e nem sempre se tornou a melhor soluçao, já que não trás claro beneficio a forma como o filme comunica com o espetador. Esperemos o que se seguira para perceber se voltara a ter um projeto com algum mediatismo como este.

No cast o filme tem bons momentos de um K Brown sempre intenso nos momentos dramaticos e de presença fisica e uma Hall que tenta fugir do esteriotipo de comedia de segunda linha mas que ainda vai tendo algumas dificuldades em o conseguir sublinhar.


O melhor - A satira


O pior - O estilo making off nao e totalmente benefico


Avaliação - C



No comments: