Friday, October 07, 2022

Breaking

Normalmente existem filmes que acabam por ganhar alguma dimensão quer por se tratar de adaptações de historias reais impactantes quer pela proximidade de outros filmes do passado com alguma historia. Este seria o contexto em que podemos perceber este filme, uma historia real proxima do que vemos em um dia de raiva de Michael Douglas, com John Boyega a pagar as despesas do filme. Este pequeno filme acabou por estrear com boas criticas, embora longe de o tornarem numa referencia do ano, sendo que comercialmente os resultados foram mediocres para um filme que obteve algum grau de expansao.

Sobre o filme podemos dizer que temos um filme em que nos coloca numa situação em que todos achamos um exagero, mas que o filme quer isso para demonstrar o quanto aparentemente tao pouco pode ser muito na mente de alguem com a saude mental danificada. Mais que isso o filme conta uma historia que mais que tudo e uma critica ao sistema de apoios aos veteranos de guerra, onde temos uma empatia total com a personagem central e pouca com o sistema.

Alias o filme funciona bem na vertente de denuncia, o espetador vai pensando que tudo o que ve e de um surrealismo extremo, ficando sempre na expetativa de uma soluçao milagrosa que faça esquecer a escalada, mas o filme nao a tem, porque a historia tambem nao a teve e tudo torna-se demasiado circular, o que vai retirando algum do impacto que o filme vai querendo ter.

Assim um filme normal, que vale pelo insolito da historia e pela critica social assumida o que torna totalmente impactante pelo facto de ser uma historia real em que um acontecimento desta gravidade teve origem numa falta de resposta social de um pais dito desenvolvido e nisso o filme consegue ter a sua mensagem bem sublinhada.

A historia segue um ex-combatente que com dificuldades financeiras tenta obter os seus direitos como veterano de guerra para potenciar alguns momentos a sua filha, mas sem os mesmos acaba por assaltar um banco tornando refens as funcionarias so com o objetivo de contar a sua historia.

Em termos de argumento o impacto dramatico da historia real esta la e o filme sabe utiliza-la para a mensagem que quer passar. Nao e um filme muito trabalhado nas personagens ou nos momentos, deixando a relevancia central da historia base tomar as redeas de uma boa historia.

Na realizaçao Abi Damaris Corbin e uma realizadora desconhecida que teve aqui o seu trabalho mais visivel. Sem grandes efeitos ou cuidado visual, e um filme cru, de avanços e retrocessos de forma a explicar o que vemos. NUm firmo pausado de telefilme, acaba por deixar a historia funcionar, sem grande brilho.

Boyega tem tentado demonstrar as facetas escondidas de quem se deu a conhecer num papel de um grande franchising e tem conseguido diversificar o seu estilo. Aqui tem intensidade e recursos num dos seus melhores papeis, embora me pareça que tem de crescer um pouco mais. O resto do cast fica marcado pela ultima obra de Michael K Williams


O melhor - O significado da historia

O pior - O filme pouco mais da do que a historia que conta


Avaliação - C+



No comments: