Thursday, October 20, 2022

Confess Fletch

 Quase quarenta anos depois de Chavy Chase ter encarnado uma das persoangens mais idiotas que nos recordamos numa serie de filmes policiais tipica dos anos 80, eis que surge de novo a personagem com um novo actor, mas com o estilo que marcou, numa altura em que o revivalismo se tornou cada vez mais impactante. Este nova ediçao da personagem até surpreendeu na critica com avaliações positivas, se calhar pelo lado saudosita que o filme adquire. Comercialmente os resultados foram desastrosos demonstrando que não era uma figura assim tao carismatica.

Sobre o filme eu confesso que o estilo de humor patetico dos anos 80 que foi totalmente abandonado, náo era dos meus preferidos. Dai que os primeiros momentos do filme não foram faceis para mim de encaixar e acima de tudo de provocar o humor desejado. Contudo passado alguns minutos e entrando na dinamica do filme, principalmente do ponto de vista de humor o filme começa a ter graça e o saudosismo de um estilo de cinema desaparecido surge, mesmo para aqueles que como eu nunca foram seguidores da personagem.

Tambem em termos policiais nao sendo um filme com uma capacidade de desenvolver twist de primeira linha, acaba por ser razoavel. Muitos twist alguns previsiveis, outros nem tanto, e acima de tudo um humor que vai pautando a batuta do filme, mesmo que sem a intensidade de filmes comicos de outra dimensão.

Ou seja uma homenagem a um personagem do passado, que nao sendo uma figura de primeira linha vai buscar o revivalismo de uma epoca muito particular do cinema. Nao e claramente a melhor comedia do ano, nem nada que se pareça, nem um bom policial tendo como principal atributo a facilidade com que nos leva para outro tempo.

A historia segue Fletch numa nova aventura, no qual ao mesmo tempo tem de investigar o roubo de uns quadros, e salvar-se de ser o principal suspeito da morte de uma mulher, enquanto lida com diversas personagens com particularidades bem assumidas.

Em termos de argumento sendo Fletch em termos de cinema uma figura dos anos 80, o filme foi essencialmente buscar o humor desse periodo, e consegue com todos os louvores e problemas desse efeito. Em termos de narrativa e intriga e mediano, sem comprometer aquilo que o filme quer ser.

Na realizaçao Mottola foi durante alguns anos considerados um dos valores seguros dos realizadores de comedia, que foi perdendo impacto ate quase desaparecer. Aqui tem uma realizaçao simples, tambem fiel ao estilo dos ano 80, mas longe do sucesso e hype que teve em super bad.

No que diz respeito ao cast a escolha de Hamm para substituir Chase e interessante, pelo carisma claro do ator, e principalmente pela sua capacidade de encaixar numa comedia mais imbecil. No restante cast o filme e menos forte, com os secundarios a desaparecerem dentro do filme.


O melhor - A forma como o humor ao inicio tem dificuldade em entrar, mas consegue

O pior - Esta algo desatualizado


Avaliação - C+



No comments: