Sunday, October 02, 2022

Hocus Pocus 2

 Trinta anos apos o lançamento do filme original, e aproveitando a capacidade comercial que vai crescendo na Disney + eis que surge a sequela de Hocus Pocus, um filme de Halloween sobre bruxas em Salem, sob a forma de comedia familiar que conquistou alguns fas no tempo de lançamento. Este novo projeto acabou por ter alguma mediania critica esperando-se resultados consistentes sem serem deslumbrantes em termos de visualizações ja que me parece demasiado ultrapassado para novas gerações e nao ser um titulo tão iconico para ser reconstruido.

Sobre o filme temos as caracteristicas do primeiro filme, com um humor de domingo a tarde, fisico, e sem grande sentido, num filme para toda familia. Se este conceito acabava por estar na moda e funcionar nos inicios dos anos 90 parece claramente estar ultrapassado e o filme desde logo não é engraçado, mesmo encorpando o tipo de filme semelhante ao primeiro e acaba por ser pequeninho aquilo que tem para dar, mas se calhar nos dias de hoje o original tambem o seria.

O filme consegue trazer nos tres principais papeis as atrizes originais, o que em face da idade principalmente de Midler seria uma das ultimas possibilidades de acontecer. Isso acaba por ligar o filme ao primeiro filme, que nos leva para esse tempo de memorias mais pelo contexto em que vimos o filme do que propriamente pelo filme em si, num revivalismo que esta na moda, mas que em termos de filme nada mais tras.

Ou seja um mediocre filme familiar de bruxas, sem graça, sem conteudo, sem grandes efeitos ou seja uma forma da Disney alimentar o seu streaming com uma homenagem ao passado algo que ja se percebeu que vai ser um estilo de ir lançando novos produtos e alimentar a sua ferramente de contacto em casa com o espetador.

O filme passa-se trinta anos depois do primeiro filme, altura em que apos a vela que tras o regresso do tridente de bruxas ter sido reconstruido as mesmas regressam para mais uma noite, o que vai colocar em causa a noite de Halloween numa Salem renovada.

Em termos de argumento o filme tenta ser fiel e proximo do primeiro filme, mas esquece-se que passaram trinta anos em que o cinema e principalmente o humor mudou muito.  O filme tenta mas nunca consegue ser engraçado, e mais que isso fica evidente que o filme não tem capacidade para na narrativa trazer nada de novo.

Na realização Fletcher e uma realizadora de comedia ja com alguma experiencia embora demasiado tarefeira que assume essa posição nesse projeto. Poucos meios talvez para ser proximo da origem e pouco nivel artistico, num filme que poderia ser perfeitamente executado em 1993, o que nao e um elogio.

NO cast o filme vai buscar o tridente de protagonistas para os mesmos papeis e isso era essencial. Embora longe dos melhores momentos de cada uma delas, elas sao as irmãs Sanderson com as mais valias e os defeitos. Pouco mais em termos de cast o filme dá


O melhor - Manter as tres protagonistas passados tantos anos.

O pior - O mundo mudou o estilo do filme não


Avaliação - C.



No comments: