Saturday, October 08, 2022

Goodnight Mommy

 Uma das apostas da entrada no Outono por parte da Amazon Prime consistiu neste peculiar filme de terror, remake de um filme austriaco do inicio da decada que obteve algum sucesso e que agora tem a sua versão americana com Naomi Watts a protagonizar. O filme não convenceu propriamente a critica, com avaliações muito medianas, sendo que comercialmente não foi daqueles produtos ancora de um Prime ainda a tentar exibir-se a alto nivel no que a filmes diz respeito.

O problema de um remake de um thriller desta natureza é que se trata daquele tipo de filme totalmente dependente do impacto que o final acaba por ter no espetador. Assim, se estamos perante um filme que ja vimos apenas com outra roupagem, acaba por saber a pouco e o impacto ficar totalmente condicionado por aquilo que ja conhecemos e isso e sempre o problema de fazer um remake de um filme com algum sucesso.

Na construçao individual do filme, o mesmo consegue colocar algum terror psicologico, principalmente sustentado na presença fisica inicial da personagem de Watts, mas que desaparece na segunda fase. Ai o filme parece denunciar o seu final, nao o tornando num twist mas numa propria alteraçao que o filme tem a partir do seu meio, que vai suavizar o impacto da revelaçao embora me pareça que o impacto poderia ter sido bem distinto com um conhecimento repentino.

Ou seja o tipico remake americano sem grandes meios ou objetivos, que utiliza uma historia muito funcional do cinema europeu, uma atriz conhecida e um resultado moderado e obvio. Nao e este filme que acrescenta algo de novo ao que tem o filme austriaco, embora também não destrua a base construida no primeiro filme, mas normalmente temos de dar mais merito ao original.

A historia segue dois gemeos que acabam por ir passar os dias com a mãe, a qual foi submetida a uma intervenção cirurgica a face e cujo comportamento começa a causar duvidas nos menores se a mesma sera mesmo a progenitora.

EM termos de argumento a historia tem o impacto da surpresa embora não seja propriamente uma historia com personagens e momentos muito impactantes. O segredo do filme esta totalmente no final, e o filme sabe disso, aqui tudo e mais denunciado do que no original e nao sei se isso e a melhor escolha.
Na realizaçao Matt Sobel tem aqui a sua estreia como longas metragens, o filme consegue funcionar esteticamente muito por culpa de uma boa presença fisica de Watts. Na segunda parte abandona o terror e nao sei se isso e a melhor opçao para o filme.

No cast Watts tenta rencontrar algum espaço no cinema de primeiro nivel que foi perdendo nos ultimos anos. Aqui tem impacto visual e intensidade numa personagem mediana, muito ajudada pela forma como o visual da mesma é criado. Os jovens Crovetti, tem momentos de grande intensidade mas por vezes caem em overacting.


O melhor - O final e surpreendente

O pior - Aqui demasiado denunciado


Avaliação - C



No comments: