Friday, October 14, 2022

The Greatest Bear Run Ever

 Depois do sucesso total que Peter Ferrely teve com o seu Green Book e que conduziu ao premio de melhor filme, o realizador segue a mesma toada de uma historia insolita, com a suavidade narrativa, algum humor, e muito sentimento que resultou no filme anterior. Neste caso sobre a batuta da Apple +, o filme ao contrario do anterior não entusiasmou a critica com avaliações negativas, o que junto com uma menor visibilidade da operadora em questão tornaram o filme quase invisivel a maioria dos mortais.

Sobre o filme podemos dizer que temos uma historia insolita, e unica, que o filme no seu estilo descontraido e emocional consegue potenciar das duas formas quer pelo lado da comedia, com dialogos bem trabalhados que colocam a nú a irresponsabilidade das decisoes do personagem central, mas também o lado emocional valorizando a base da atuaçao, sem nunca esquecer a critica politica, onde realmente o filme poderá não ter a maturidade suficiente para entrar nesses campos.

O filme funciona melhor quando descontrai, quando deixa o insolito de toda a situação guiar a comedia nos dialogos, e nas caracteristicas unicas da personagem central. Nesse particular o filme é funcional. No final, mais concretamente na ultima meia hora em que o filme se leva mais a serio e tenta ter uma mensagem ainda que critica mais forte tem dificuldades, mas isso não retira os bons atributos da primeira fase.

Mais que um grande filme, temos um filme curioso, que pega numa historia real e peculiar, para transmitir uma especie de Forest Gump real, com uma historia absolutamente inacreditavel que e o motor do filme todo. Parece sempre sentir-se mais confortavel na pequena historia do que no contexto historico que a tolda, e ai fica bem patente o estilo de um realizador mais feito para personagens do que eventos.

A historia fala de um individuo de uma pequena cidade que em plena guerro do vietname tenta dar força aos seus amigos em combate, deslocando-se até ao epicentro da guerra para partilhar umas cervejas com o mesmo, o que vai conduzir a um debate interno ideologico sobre os fundamentos da guerra.

No argumento a historia de base e brilhante e insolita e torna o filme diferenciado. O argumento aproveita muito bem estes pontos na fase inicial, no lado mais descontraido do filme. Fica a sensação que quando o filme quer crescer tem mais dificuldades entrando em alguns cliches.

Na realizaçao Farelly é um realizador de filme simples e sentimentos de base. Parece sempre confortavel nesse contexto, sem grande fogo de artificio ou explosões artisticas. E um realizador que não agrada a todos mas os seus filmes tem transmitido uma mensagem significativa. E daqueles que sempre vamos pensar ter uma obra melhor do que o seu conceito.

Em termos de cast a aposta de Efron era arriscada, por ser um ator juvenil, que nunca teve particular destaque em filmes mais serios. Mas a aposta funciona, o ator principalmente fisicamente tem o ar desligado de tudo o resto que consegue alavancar o filme, num filme de uma personagem. As mas avaliaçoes globais ao filme vão limitar o alcance da interpretaçao que penso que merecia mais destaque.


O melhor - A historia que o filme trás, unica

O pior - O filme na parte final tenta ter uma dimensão que não atinge.


Avaliação - B-




No comments: